Apesar de ter um sistema operativo próprio, Huawei continuará a usar o Android na Europa

Apesar de ter um sistema operativo próprio, Huawei continuará a usar o Android na Europa

2 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

As sanções dos EUA obrigam a Huawei a rever completamente a sua estratégia. As empresas americanas deixaram de poder trabalhar com a fabricante chinesa, que está na lista negra da administração chefiada por Donald Trump. Isso incomoda a Huawei, já que a Google, que desenvolve o Android, é precisamente uma das dezenas de empresas americanas impossibilitadas de trabalhar com as empresas da lista negra.

Então vem a questão mais pertinente: devemos entender que o Android desaparecerá dos smartphones da Huawei no futuro? Isso é um dado quase adquirido na China, onde a Huawei está a preparar um sistema concorrente que deve ser chamado de Ark OS (falei dele aqui).
E para a Europa (que é o principal mercado da Huawei depois da China)? Um porta-voz da fabricante disse à 01net que os smartphones europeus manterão o Android… pelo menos por enquanto. O Ark OS poderia chegar aos mercados internacionais, mas nunca antes de 2020, isto na melhor das hipóteses, e a ser já muito optimista. Então ainda teremos de algum tempo por esse sistema (se é que vai chegar).

Huawei Android Europa

Essas sanções dos Estados Unidos, em todo caso, semearam um caos nas relações entre o país da América do Norte e a China, tanto que o país da Ásia parece preparar a resposta a esse bloqueio.

Em relação à Huawei, é agora o segundo maior vendedor de smartphones do mundo. Será interessante ver se as sanções terão um grande impacto nas suas vendas. Os analistas já esperam que suas vendas caiam cerca de 24% este ano.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.