Sistema operativo do Raspberry Pi já tem versão de 64 bits
4 Fevereiro, 2022A Raspberry Pi Foundation anunciou que o Raspberry Pi OS, projectado para os seus minicomputadores, agora está disponível em 64 bits. Até agora, o sistema operativo estava disponível apenas em 32 bits para compatibilidade com hardware mais antigo, e motivos de simplicidade, mas agora os utilizadores têm mais opções. O principal benefício de 64 bits é que sistemas com mais de 4 GB de RAM podem utilizar totalmente essa memória.
De todos os Raspberry Pi, o Pi 1, Pi 2 e Zero suportam sistemas operativos de 32 bits, enquanto o Zero 2, Pi 3 e Pi 4 são todos capazes de executar sistemas operativos de 64 bits. Embora seja mais simples para a RPF oferecer apenas uma imagem de 32 bits, eles dão conta de que alguns softwares de código fechado foram feitos apenas para hardware arm64 (aqueles listados como 64 bits anteriormente). Eles também revelam que o hardware arm64 deve funcionar melhor com um sistema operativo de 64 bits.
Comentando sobre as limitações da RAM em sistemas operativos de 32 bits, a Raspberry Pi Foundation disse:
“Uma preocupação mais teórica é que os ponteiros de 32 bits só permitem endereçar 4GB de memória. No Raspberry Pi 4, usamos o ARM Large Physical Address Extension (LPAE) para aceder até 8 GB de memória, sujeito à restrição de que qualquer processo seja limitado a aceder a 3 GB (reservamos o 1 GB superior do espaço de endereço virtual para o kernel). Muito poucos processos exigem mais memória do que isso: felizmente o Chromium, que é provavelmente a aplicação que mais consome memória no Raspberry Pi OS, gera um processo por guia. Mas alguns casos de uso se beneficiarão de poder alocar toda a memória de um Raspberry Pi 4 de 8 GB a partir de um único processo.”
Um problema que os utilizadores do Raspberry Pi OS de 64 bits podem encontrar é que a versão de 64 bits do Chromium, que é instalada por padrão, não inclui a biblioteca WidevineCDM, portanto, não é possível assistir a conteúdo criptografado por DRM em sites como a Netflix. Para assistir a este conteúdo precisa de instalar a versão de 32 bits do Chromium, usando o seguinte comando: sudo apt install chromium-browser:armhf libwidevinecdm0 e se quiser voltar para a versão de 64 bits use este comando: sudo apt install chromium-browser:arm64 libwidevinecdm0- .
Se quiser fazer download da nova versão, de 64 bits, basta aceder aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.