O que significam as certificações IP67, IP68 e IPX8 para os nossos smartphones?

O que significam as certificações IP67, IP68 e IPX8 para os nossos smartphones?

16 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Todos sabemos o quão importante a resistência à água pode ser para um telefone quando ele tem o seu primeiro encontro difícil com a água. E com a chegada do tempo chuvoso, é bom que saiba que a resistência à água (certificações IP) era há alguns anos, reservada para smartphones robustos, mas agora está presente em quase todos os telefones, em diferentes níveis, incluindo os mais recentes topos de gama, e até em alguns equipamentos e gama média.

Dito isso, nem todos os smartphones lidam com água da mesma forma. Se comprou um telefone recentemente, provavelmente já viu os termos resistência à água, e as siglas IP67, IP68 ou mesmo IPX8, podem (ou não) estar presentes. Mas o que elas significam? E quão resistente à água é o seu novo dispositivo?

As letras IP, das certificações IP, são a abreviatura de Protection Ratings (ou International Protection Ratings), é um padrão definido pela International Electrotechnical Commission. Segundo a organização, esses códigos foram estabelecidos como “um sistema de classificação dos níveis de protecção oferecidos pelos invólucros de equipamentos eléctricos”.

O primeiro número representa o grau de protecção contra a entrada de objectos estranhos sólidos, como pó. Esses níveis de protecção variam entre os 0 e os 6. O segundo número representa o grau de protecção contra a entrada de humidade, ou líquido, com níveis quem variam dos 0 aos 8.

Às vezes, verá um nível de IP com um dos dígitos substituído por um X, como as certificações IPX8. Nesse caso específico, a empresa não forneceu detalhes dos testes. O nível de protecção é, portanto, oficialmente desconhecido, daí, o X. Um dispositivo com certificação IPX8 pode, portanto, ocorrer normalmente após a imersão em água, mas não foi oficialmente testado contra a penetração de corpos estranhos, como por exemplo o pó ou areia.

Por exemplo, o iPhone 12 Pro Max, tem certificação IP68, o que significa que ele é protegido contra a entrada de poeira e pode resistir à imersão. O Galasy S21 Ultra também possui certificação IP68. Então, eles devem ser resistentes à água de forma semelhante, certo?

certificações IP

Para obter um 8 nessa classificação, a IEC exige que o dispositivo resista a ser submerso a 1 metro de água, pelo menos, durante 30 minutos. Além disso, fica a critério exclusivo do fabricante. O S21 Ultra pode ser submerso até 1,5 metros por 30 minutos enquanto, segundo a Apple, o iPhone 12 Pro Max permanece perfeitamente seguro até 6 metros de profundidade durante 30 minutos. Ou seja, basta atingir o mínimo para obter a nota 8, mas alguns vão além disso. Como tal, convém verificar as características técnicas do equipamento.

Mas posso nadar com os meus smartphones com certificações IP?

A Apple gaba-se que o seu iPhone 12 Pro Max pode ser submerso até de 6 metros de profundidade. Portanto, pode meter o fato de banho e dar um mergulho, mas é melhor não fazer isso com o telefone. As certificações IP são concedidas num ambiente perfeitamente controlado, em águas perfeitamente calmas. Mexer o telefone na água aumentará a pressão da mesmo, aumentando as hipóteses da água entrar no dispositivo, e como tal, causar danos irreparáveis.

Os testes das certificações IP também são realizados com água quase pura. A maioria das piscinas adiciona vários produtos químicos à água, como cloro, que podem afectar a resistência do telefone. E seja em que situação for, deve manter o seu dispositivo longe da água do mar: a água salgada pode causar muitos danos, incluindo degradar as peças de metal presentes na porta de carregamento.

Mesmo que o seu telefone tenha a certificação IP68, está na moda considerar esse recurso apenas como protecção, quando necessário. O seu o telefone não foi projectado para acompanhá-lo em mergulhos, não tente usar a sua câmara para tirar fotos de peixes bonitos. Além disso, não tente fazer clipes do TikTok a dar mergulhando de x metros. Esta resistência à água está lá para quando entorna uma bebida, ou atende uma chamada na chuva torrencial.

Meu smartphone não tem certificação IP. Ele pode ser danificado pela água?

Para uma empresa ser capaz de promover os seus dispositivos com certificações IP, ela deve realizar uma série de testes muito rigorosos. Esses testes demoram, e têm um custo significativo. Portanto, é compreensível que alguns fabricantes simplesmente não queiram gastar dinheiro com isso, muito menos com modelos básicos.

Alguns telefones, como o Moto G50, usam termos como resistente à água sem certificação IP oficial. Esses dispositivos podem usar uma variedade de métodos para manter a humidade longe do interior do chassi. Embora esses smartphones possam sobreviver a um banho acidental, é melhor evitar submergi-los. Mas não deve ter problemas para atender uma chamada na chuva.

Se o seu telefone não menciona nada sobre uma certificação IP, ou qualquer resistência, assuma que ele não é resistente, e faça o possível para evitar o menor contacto com líquidos.