Shorts: O TikTok do Youtube chega oficialmente a Portugal

Shorts: O TikTok do Youtube chega oficialmente a Portugal

13 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

No ano passado, o Youtube anunciou que estava a desenvolver o YouTube Shorts, uma experiência de vídeo de curta duração para quem deseja criar vídeos curtos e cativantes usando os seus telemóveis. Desde então, eles disponibilizaram a versão beta em mais 26 países. Agora, o YouTube Shorts está a tornar-se global, já que a versão beta está a ser disponibilizada em mais de 100 países em todo o mundo onde o YouTube está disponível, incluindo Portugal.

O Youtube promete introduzir mais funcionalidades à medida que continuam a desenvolver o Shorts ao lado de criadores e de artistas. Eis uma atualização sobre o que esperar do YouTube Shorts no momento em que começa a ser disponibilizado em Portugal.

Shorts desbloqueia um novo espaço de criatividade

A criação está no centro do vídeo de curta duração e queremos tornar a criação de vídeos curtos mais fácil e divertida. Embora os vídeos curtos já possam ser visualizados na plataforma, os utilizadores de todo o mundo vão poder aceder, pela primeira vez, às ferramentas de criação do Shorts, que incluem uma câmara multi segmento para encadear vários videoclipes, a capacidade de gravar com música, controlar as configurações de velocidade e muito mais.

Os utilizadores terão também a capacidade de usar excertos de áudio de vídeos no YouTube - que inclui milhares de milhões de vídeos em todo o mundo - desbloqueando um novo espaço de criatividade como nunca antes. Isto significa que poderá dar o seu próprio toque criativo ao conteúdo que gosta de assistir no YouTube e ajudar a encontrar-lhe um novo público - seja reagindo às suas piadas favoritas, experimentando a receita mais recente do criador ou reencenando sketches cómicos. Os criadores estarão no controlo e terão a opção de sinalizar que não querem que o seu vídeo longo seja remisturado.

Shorts

Ele conta com ferramentas de criação fundamentais, como uma câmara multi segmento para encadear vários videoclipes, a capacidade de gravar com música, configurações de controlo de velocidade e muito mais. À medida que continuamos a desenvolver o Shorts ao lado dos nossos criadores e artistas, adicionámos mais funcionalidades aos mercados existentes e também para os novos mercados, tais como:

O Youtube afirma trabalhar com os seus parceiros musicais para garantir que os artistas e os criadores tenham uma grande biblioteca de músicas para usar nos seus Shorts. À medida que lançamos a nossa versão beta internacionalmente, teremos milhões de músicas (e cada vez mais) e catálogos de música de mais de 250 editoras e publishers de música de todo o mundo, incluindo Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Sony Music Publishing, Warner Music Group e Warner Chappell Music, Believe, Merlin, Because Music, Beggars, Kobalt e muitas mais.

Proporcionando uma experiência de visualização perfeita no YouTube

A criação é apenas uma parte da experiência do Shorts, mas o Youtube também quer ajudar as pessoas a encontrar Shorts que possam apreciar e gostar e ajudar os criadores a serem descobertos. Introduzimos uma linha na página inicial do YouTube, especialmente para Shorts, lançámos uma nova experiência de visualização que lhe permite deslizar verticalmente, de forma simples, de um vídeo para o seguinte e, adicionámos um separador para a funcionalidade no telemóvel para tornar mais fácil assistir aos vídeos com um único toque.

Também estão a explorar como aprofundar o seu envolvimento com o conteúdo, com os criadores e os artistas que mais lhe interessam, integrando-os no YouTube que já conhece e adora. Por exemplo, se ouvir um excerto de uma música no Shorts, poderá facilmente encontrar a música completa, assistir ao videoclipe ou aprender mais sobre o artista - tudo no YouTube. E isto funciona de ambos os modos. Toque no botão criar que aparece à direita de um vídeo para fazer o seu próprio video com esse áudio.

YouTube design anuncios anúncios Portugal

Apoiando os criadores no telemóvel

O YouTube ajudou uma geração inteira de criadores a transformarem a sua criatividade em negócios e a tornarem-se em empresas de media da próxima geração. Nos últimos três anos, a empresa pagou mais de US $30 mil milhões a criadores, artistas e empresas de media.

O Shorts é uma nova forma de assistir e de criar no YouTube e, por isso a empresa forma de monetizar o Shorts e recompensar os criadores pelo seu conteúdo.

A versão beta do Shorts será disponibilizada na quarta-feira, dia 14 de Julho em Portugal.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.