Shorts estão a canibalizar os vídeos padrão do Youtube
5 Setembro, 2023O YouTube é há muito tempo a plataforma por excelência para o envio de vídeos, com uma duração que pode ser significativa. Mas surgiram outros concorrentes, incluindo algumas redes sociais como o TikTok, onde tudo se move muito rapidamente e onde os formatos curtos são favorecidos. Então, a plataforma da Google lançou os Shorts, mas os funcionários temem que esses vídeos canibalizem os vídeos padrão.
Segundo está a ser avançado pelo Financial Times, vários funcionários do YouTube que já estão na empresa há algum tempo estão preocupados com os Shorts, nomeadamente vídeos curtos verticais. Há cada vez mais deles, o que naturalmente tem impacto em vídeos padrão mais longos, já que os criadores gastam menos tempo em conteúdo “longo”. Além do mais, a receita publicitária do YouTube, embora tenha melhorado recentemente, cai ano após ano durante três trimestres consecutivos.
O YouTube ainda não encontrou uma forma de ganhar mais dinheiro com a publicidade nos Shorts. O seu conteúdo com formato longo permite exibir mais anúncios por vídeo, mas à medida que o conteúdo de formato curto gradualmente assume o comando, os próprios criadores de conteúdo colocam menos vídeos longos.
Shorts são uma dor de cabeça para o Youtube
Apesar do receio de vários funcionários, o YouTube continua confiante com os Shorts. O número de visualizações diárias aumentou 67% em apenas um ano. Além disso, diversas iniciativas estão a surgir.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.