Servidor de email do FBI Hackeado
15 Novembro, 2021É preciso ter coragem, alem dos óbvios conhecimentos, mas os servidores de email do FBI foram hackeados, a ponto de diversos emails com a extensão @ic.fbi.gov terem sido enviados, e a autoridade dos EUA já confirmou o incidente.
“O FBI e a CISA estão cientes do incidente que envolvem falsos emails de uma conta de @ ic.fbi.gov”, afirmaram eles num curto comunicado à imprensa. “Esta é uma situação em curso e não podemos fornecer quaisquer outras informações adicionais de momento”, acrescentam, especificando que “o equipamento afectado foi retirado do ar rapidamente após a descoberta do problema”. Ambos os grupos encorajam o público a ficar atento a remetentes desconhecidos.
Segundo algumas informações, um grande número de falsos emails foi enviado em duas ondas no início de sábado a partir de um endereço num portal do governo para aplicação da lei comercial, usado por muitas agências governamentais. Algumas das mensagens, enviadas em nome do grupo responsável pela detecção de ataques cibernéticos no Departamento de Segurança Interna, diziam: “urgente, os seus sistemas estão em risco”. Os emails tentavam culpar os ataques inexistentes a Vinny Troia, chefe da NightLion e Shadowbyte, empresas de segurança para a dark web.
FBI viu o seu servidor de email ser hackeado
Até ao momento, o FBI afirma estar ciente de uma configuração incorrecta de software que permitiu temporariamente que um actor aproveitasse o Law Enforcement Enterprise Portal (LEEP) para enviar emails falsos. LEEP é a infraestrutura de TI do FBI usada para se comunicar com parceiros de aplicação da lei estaduais e locais. Embora o e-mail ilegítimo viesse de um servidor operado pelo FBI, esse servidor era dedicado a enviar notificações para o LEEP e não fazia parte do serviço de e-mail corporativo do FBI. Além disso, nenhum hacker foi capaz de aceder, ou comprometer, dados ou informações de identificação pessoal na rede do FBI.
FONTE
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.