Sérgio Godinho marca encontro nos Coliseus com Camané, Manuela Azevedo e Filipe Raposo

Sérgio Godinho marca encontro nos Coliseus com Camané, Manuela Azevedo e Filipe Raposo

8 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os concertos de “Nação Valente” que Sérgio Godinho realizará nos próximos dias 22 e 28 de fevereiro nos Coliseus de Lisboa e Porto, respetivamente, vão contar com três convidados de luxo – Camané, Manuela Azevedo e o compositor e pianista Filipe Raposo juntar-se-ão ao Assessores nestes espetáculos especiais.

Nos Coliseus, a celebração de “Nação Valente”, o aclamado 18.º álbum da carreira do “escritor de canções” que, prestes a comemorar 50 anos de atividade musical, mantém ainda a frescura artística que lhe permite figurar em lugares de topo nas listas dos discos publicados em 2018 – Expresso, Blitz ou Time Out, entre outros – ou figurar com a canção “Grão da mesma mó” nas escolhas da Vice.

Neste regresso aos Coliseus, para além de um repertório ímpar e do qual fazem parte os temas que fazem a história do seu ultimo disco, a consciência de que talvez estas apresentações pudessem assumir o título alternativo de “Nação Valente & Outras Histórias”, afinal estamos perante uma voz que nos conforta e inquieta desde a década de 70 do século passado e em que olhar a sua obra é também descobrir uma parte significativa da nossa vivência, do nosso quotidiano, do amor, das lutas, das perdas e das alegrias. Uma nação, necessariamente valente, feita de vida.

Os “Coliseus” serão (sempre) especiais. Sempre foram. E se o momento é “de gala e de festa”, então os amigos devem marcar presença:

Camané, voz inconfundível da música nacional, cumpriu em 2005 um dos seus sonhos, interpretando, a par com Carlos do Carmo e com o próprio Sérgio, o tema “Fotos do Fogo” para o álbum “Irmão do Meio”; já em 2010, incluiu no seu álbum “Do Amor E Dos Dias”, uma versão de “Emboscadas”, canção originalmente composta para o disco “Na Vida Real”, publicado por Sérgio Godinho em 1986;

Manuela Azevedo, outra intérprete por quem Sérgio Godinho nutre enorme admiração, companheira enquanto membro dos Clã no projeto de 2016 “Afinidades”; instrumentista no espetáculo e disco “Caríssimas Canções”; ou voz de canções compostas em parceria das quais se destaca “O Sopro do Coração”, por exemplo;

Filipe Raposo, pianista, compositor e arranjador com quem Sérgio Godinho tem mantido nos últimos três anos uma estreita colaboração, traduzida em concertos de voz e piano e em parcerias enquanto autores, como com “Sobre o Calor” para a banda sonora do filme “Refrigerantes e Canções de Amor” ou, num dos momentos altos de “Nação Valente”, em “Noite e Dia”.

De regresso aos Coliseus no auge da sua criatividade e em grande companhia, diríamos. Poucas ou mesmo nenhumas justificações para se perder a oportunidade de estar nos Coliseus.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.