Sector de videojogos trava em 2022
12 Julho, 2022O sector de videojogos beneficiou muito nos dois primeiros anos da pandemia; os períodos de confinamento levaram, assim, os consumidores a privilegiar o lazer em ambientes fechados, dos quais os videojogos são a figura de proa.
Desde o início da invasão russa à Ucrânia, e da explosão da inflação global, no entanto, o mercado de joint ventures vem enfrentando ventos contratempos. Segundo a Ampere Analysis, empresa de análise de mercado, as vendas de consolas, e videojogos, devem cair neste ano de 2022, levando a uma queda de 1,2% no facturação geral, estimado em US$ 188 biliões (somente no ano actual), comparado aos US$ 191 biliões em 2021.
A queda nas vendas da PlayStation 5 (devido à escassez de componentes) e de forma mais geral as pesadas restrições à produção de consolas são algumas das causas dessa folga temporária no sector, mas o principal motivo seria procurar ao lado da exclusão do mercado russo (10º mercado de jogos do mundo).
Mercado de videojogos com ligeira queda em 2022
No entanto, é difícil falar em recessão com uma queda tão pequena na receita, principalmente porque o crescimento deve voltar no próximo ano. A empresa prevê uma facturação global do sector na ordem dos 195 biliões para 2023. Ou seja, um “regresso ao normal”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.