Seagate promete discos rígidos de 100TB

Seagate promete discos rígidos de 100TB

14 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

A Seagate revelou recentemente o seu roteiro para os próximos anos, e a nota de maior destaque é o facto da empresa estar empenhada em aumentar a capacidade dos seus discos rígidos para chegar aos 100TB no máximo até 2030.

Para conseguir esse valor, a Seagate planeia contar com duas tecnologias proprietárias: a tecnologia HAMR ( Heat Assisted Magnetic Recording) e a tecnologia MACH.2. A primeira permite reduzir o tamanho dos bits de dados e aumentar a sua concentração, preservando a sua estabilidade magnética e térmica. Para isso, “um díodo laser integrado em cada cabeça gravadora aquece brevemente um minúsculo ponto do disco para modificar a polaridade magnética dos bits necessários à escrita”, explica a fabricante.

Como resultado, a tecnologia HAMR oferece velocidades mais altas, um processo de leitura mais eficiente, e maior densidade de armazenamento. Já para o MACH.2, dobra as velocidades ao permitir “paralelismo dos fluxos de dados na entrada, e na saída, do disco rígido”.

Até 2030 teremos discos rígidos de 100TB

100TB

A combinação dessas duas tecnologias vai permitir que a Seagate aumente gradualmente a capacidade dos seus discos rígidos, passando de 30TB em 2023 para 40TB em 2024 e mais de 50TB em 2026. Discos rígidos de 120TB, e maiores, ficarão disponíveis a partir de 2030.

"À medida que nos aproximamos da capacidade máxima da tecnologia PMR, a capacidade de cada novo disco rígido aumenta em 1 ou 2TB. Com a tecnologia HAMR, podemos saltar etapas com 4TB, 6TB ou 10TB de cada vez", disse Jeff Fochtman, vice-presidente de negócios e marketing da Seagate.

Esses avanços devem fazer reviver o debate sobre o fim dos discos rígidos com o colapso dos preços das memórias esperado em 2021.