Samsung lança hoje a versão estável do One UI 5.0 (Android 13)

Samsung lança hoje a versão estável do One UI 5.0 (Android 13)

12 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Já em versão beta há mais de 2 meses no Galaxy S22, a Samsung prepara-se para anunciar o One UI 5.0, que é a sua interface que é baseada no Android 13. Atualmente na beta 5, esse sistema operativo deverá chegar muito em breve ao topo de gama, mas hoje, durante a SDC 2022, a empresa vai revelar todos os detalhes sobre o mesmo.

Alem do Galaxy S22, a Samsung também já está a testar o One UI 5.0 nos Galaxy A52 e no topo de gama de 2021, o Galaxy S21. No entanto, para estes dois equipamentos, o programa beta está um pouco mais atrasado, se comparado com o do S22.

A verdade é que a empresa sul-coreana confirmou no seu site que falará oficialmente sobre o One UI 5.0 durante a Samsung Developer Conference 2022, que se realizará hoje. A Samsung explicará a sua filosofia de design UI/UX, novos recursos e smartphones compatíveis. Também é esperado que a empresa lance a versão estável dessa interface logo após o evento SDC 2022.

O One UI 5.0 é baseado no Android 13 e vem com um design de interface do utilizador atualizado. Possui um recurso de paleta de cores expandido, animações e transições mais suaves e personalizações de ecrã de bloqueio mais fáceis. A Samsung substituiu os Smart Widgets por Stacked Widgets, que são mais fáceis de usar. E os utilizadores podem definir um plano de fundo de chamada diferente para cada um dos seus contactos.

One UI 5.0

One UI 5.0 será hoje totalmente revelado durante o SDC 2022

A Samsung também melhorou a personalização e as permissões de notificação, as configurações de som e vibração e ajustou um pouco a aparência das alternâncias de configuração rápida. A aplicação Definições agora possui uma nova secção Dispositivos conectados que exibe todos os recursos relacionados aos acessórios conectados. Há também uma alternância UWB e uma aparência melhorada do menu pop-up de permissões.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.