Samsung tem um novo SSD com suporte PCIe Gen 4 e formato E1.S

Samsung tem um novo SSD com suporte PCIe Gen 4 e formato E1.S

17 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A Samsung anunciou durante o Open Compute Project que desenvolveu um novo SSD com suporte para o novo padrão PCIe Gen 4 e um factor de forma E1.S. A gigante sul coreana também anunciou que está a lançar um design de referência para o sistema de armazenamento baseado no E1.S

O novo SSD PM9A3 da empresa usa a tecnologia V-NAND de 6 bits e sexta geração da Samsung. Ele estará disponível em três factores de forma: E1.S, M.2 e U.2. As versões E1.S e U.2 do SSD podem atingir velocidades de pico de leitura e gravação sequenciais de até 6.500 MB/s e 3.500 MB/s, respectivamente. Eles também suportam até 900.000 IOPS de leitura aleatória e 180.000 IOPS de gravação aleatória.

PM9A3

As altas taxas de transferência de dados do PM9A3 são possíveis devido à interface PCIe Gen 4 (x4), que possui o dobro da largura de banda de dados se comparado com a interface PCIe Gen 3 e ao acelerador de hardware dedicado. O novo SSD estará disponível nas versões de armazenamento de 960GB a 7.68TB.

A Samsung espera que o design E1.S do PM9A3 com o conector EDSFF se torne a linha SSD mais popular do sector. A empresa diz que os datacenters que usam os SSDs U.2 podem usar o factor de formato E1.S para adicionar mais SSDs por servidor, liberando 1U de espaço adicional. Ele também permite que os engenheiros reduzam o custo de propriedade.

Samsung anuncia o seu novo PM9A3

O líder de chips de armazenamento sul coreano também fornecerá um design de referência de servidor colaborativo para ajudar os gestores de data center a adoptarem rapidamente o novo factor de forma E1.S Para utilizadores de SSD M.2, o E1.S oferecerá mais SSDs por unidade de rack e o padrão PCIe Gen. 4. O factor de forma da unidade E1.S também oferecerá os principais benefícios dos SSDs U.2 de 2,5 polegadas para servidores U1.

Jongyoul Lee, vice-presidente sénior da equipa de desenvolvimento de software de memória da Samsung, disse: “ Oferecendo o factor de forma mais optimizado para servidor de 1U, o PM9A3 melhorará a utilização do espaço, adicionará velocidade ao PCIe Gen4, aumentará a capacidade e muito mais. Vemos que ela se torna a solução de armazenamento mais procurada do mercado para servidores de datacenter de camada um e dois e um dos mais económicos. ”

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.