Samsung renova parceria com AMD para GPUs dos chips Exynos

Samsung renova parceria com AMD para GPUs dos chips Exynos

8 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

A Samsung e AMD estenderam o seu acordo plurianual para colaboração no setor de gráficos móveis. Por outras palavras, os chips Exynos continuarão a contar com as habilidades amadurecidas pela AMD nos produtos da linha Radeon, e as soluções AMD chegarão em muitos outros chips Exynos no futuro.

O objetivo não mudou: combinar desempenho de alto nível e consumo mínimo de energia, o sonho de todos que, se não pode ser alcançado, pode pelo menos ser abordado procurando um meio-termo.

As duas empresas apertaram as mãos pela primeira vez em 2019, quando a AMD licenciou a arquitetura RDNA levando ao desenvolvimento conjunto do Samsung Xclipse baseado em AMD RDNA2 que vimos na linha Galaxy S22: foi o primeiro GPU móvel com hardware ray tracing, mas o desempenho não ficou ao mesmo nível do principal concorrente.

No entanto, haverá tempo para melhorarmos em conjunto, é a mensagem que se lê nas entrelinhas do anúncio sobre a renovação da parceria, sendo claro que a Samsung não quer abdicar dos seus Exynos.

A expansão da gama de chips com tecnologia AMD deve ocorrer na direção dos segmentos de mercado que não o premium, portanto a Samsung com a ajuda da AMD poderia tentar fazer a diferença nos seus concorrentes trazendo desempenho gráfico superior aos outros no segmento de gama média.

Samsung e AMD continua de braço dado

Em parceria com a AMD, a Samsung revolucionou os gráficos móveis, a nossa mais recente colaboração trouxe Ray Tracing para processadores móveis pela primeira vez”, disse Seogjun Lee, vice-presidente executivo de desenvolvimento de processadores de aplicativos da Samsung Electronics. “Com base no nosso know-how tecnológico em projetar soluções de consumo ultrabaixo, continuaremos a impulsionar a inovação no espaço gráfico móvel.

Estamos orgulhosos de que a Samsung tenha selecionado várias gerações dos nossos gráficos Radeon de alto desempenho para avançar a próxima geração de soluções Samsung Exynos”, disse David Wang, vice-presidente sênior do Radeon Technologies Group da AMD. “A renovação de nossa parceria com a Samsung atesta nossa forte proximidade tecnológica e nosso compromisso em oferecer as melhores experiências possíveis aos utilizadores do segmento mobile.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.