Samsung anuncia a produção em massa das memórias DRAM EUV DDR5 de 14nm

Samsung anuncia a produção em massa das memórias DRAM EUV DDR5 de 14nm

13 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Samsung Electronics anunciou ontem que iniciou a produção em massa daquela que é a menor memoria DRAM do sector, de 14 manómetros (nm), baseada na tecnologia ultravioleta extrema (EUV). A gigante da tecnologia aumentou o número de camadas de EUV para cinco para fornecer um processo DRAM líder para suas soluções DDR5, sucedendo ao embarque da Samsung da primeira EUV DRAM da indústria em Março de 2020 .

O vice-presidente e chefe de produto e tecnologia DRAM, Jooyoung Lee declarou:

Lideramos o mercado de DRAM por quase três décadas, sendo pioneiros em inovações de tecnologia de padronização. Hoje, Samsung está a estabelecer outro marco tecnológico com o EUV multicamadas que permitiu a miniaturização extrema a 14 nm - um feito não possível com o processo convencional de fluoreto de argônio (ArF). Com base nesse avanço, continuaremos a fornecer as soluções de memória mais diferenciadas, atendendo totalmente à necessidade de maior desempenho e capacidade no mundo baseado em dados de 5G, IA e metaverso.

A tecnologia EUV tornou-se cada vez mais essencial para melhorar a precisão da padronização para obter maiores rendimentos e desempenho, à medida que a DRAM diminui a escala de 10nm. A empresa conseguiu atingir a densidade de bits mais alta e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade geral do wafer em mais ou menos 20 por cento, aplicando cinco camadas de EUV na sua DRAM de 14nm. Além disso, o processo de 14nm, em comparação com o nó DRAM da geração anterior, também é capaz de ajudar a reduzir o consumo de energia em cerca de 20 por cento.

DDR5

Memórias DRAM EUV DDR5 de 14nm entram em produção massiva na Samsung

A DRAM de 14nm da Samsung ajudará a alcançar velocidades sem precedentes de até 7,2 gigabits por segundo (Gbps), aproveitando o padrão DDR5 mais recente. A velocidade de 7,2 Gbps é mais do que o dobro da velocidade DDR4 de até 3,2 Gbps. A gigante da tecnologia pretende ampliar o seu portefólio DDR5 de 14nm para oferecer suporte a data centers, supercomputadores e aplicação de servidor corporativo. A Samsung também tem planos de expandir a sua densidade de chip DDR5 de 14nm para 24Gb para atender às demandas de dados de sistemas globais de TI.

FONTE