Samsung prepara processadores de 5nm que vão chegar em 2020
15 Julho, 2019Embora existam apenas alguns chipsets baseados no processo de 7nm disponíveis no mercado, a Samsung parece já estar pronta para elevar a fasquia dos processadores. Informações da Digitimes afirmam que a Samsung está a preparar-se para iniciar a produção em massa de processadores de 5 nm com disponibilidade comercial esperada para 2020 .
A Cadence Design Systems e a Synopsys anunciaram o recebimento da certificação digital full flow de ferramentas necessárias da Samsung Foundry. Essas ferramentas fazem uso da tecnologia de litografia ultravioleta extrema (EUV) e são úteis na criação de designs de chips eficientes e previsíveis.
A Samsung fez uso dos núcleos ARM Cortex-A53 e Cortex-A57 para certificar essas ferramentas de fluxo total para o processo 5LPE (5nm de baixa potência no início). As ferramentas da Cadence utilizam o gestor de fluxo Cadence para uma compreensão mais fácil, pois oferece uma interface de utilizador comum. Embora existam algumas coisas mais técnicas para toda essa aprovação de certificação, isso significa essencialmente que o processo de 5nm deve resultar em processadores mais poderosos e eficientes para smartphones e dispositivos, a partir do próximo ano.
Jung Yun Choi, vice-presidente da equipe de design da Samsung, disse:
“Ao implantar o mais recente fluxo digital líder de mercado da Cadence e a tecnologia de nós avançados da Samsung, os clientes podem criar com segurança projetos inovadores para mercados emergentes de alta qualidade, como os mercados de comunicações móveis, redes, servidores, automotivo, industrial e artificial”.
A Samsung não é a única fabricante de chips interessada em levar o processo de 5nm para o mercado. Uma das suas rivais, a Apple, também está a trabalhar nos seus próprios processadores série A baseados em 5nm. É relatado que está a colaborar com a TSMC para o mesmo, que se espera que seja um dos fornecedores senão únicos para esses processadores. O cronograma de disponibilização estimado para os processadores de 5nm da Apple também está definido para 2020. Isso significa que poderíamos estar a ver outros players, como a Qualcomm e a Huawei, a unirem-se ao grupo em breve.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.