Samsung pode estar a preparar um sensor fotográfico de 144MP

Samsung pode estar a preparar um sensor fotográfico de 144MP

17 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

O ano de 2020 vai continuar com o destaque na fotografia em smartphones. Depois de ter anunciado, em conjunto com a Xiaomi, um sensor fotográfico de 108MP, a Samsung parece que está a trabalhar num sensor de 144MP.

Segundo a preparar um sensor de 144MP?

A informação surge pela mão do nosso bem conhecido @IceUniverse, que mais uma vez utilizou a sua conta na rede social Twitter, o primeiro a informar que o sensor de 108MP com zoom de periscópio iria equipar o Galaxy S11. Seguindo a informação, a Samsung está a planear fabricar sensores de 144MP com base no processo de 14nm. Para provar isso, ele partilhou algumas imagens que retratam a importância de ter um sensor de imagem baseado no processo de 14 nm.

Samsung 144MP

Segundo o infográfico, o processo FinFET de 14nm revela possuir melhor consumo de energia, em 42% na densidade de pixeis dos 144M. É verdade que números menores de processo acumulam um número maior de transistores dentro de um circuito integrado, e esses chips oferecem melhor desempenho e economizam energia. É isso que o gráfico partilhado mostra. O ISP de 12MP, feito com o processo FinnF 14nm, usa 37% menos energia em digital e 18% menos em analógico do que um ISP de 12MP, feito com o processo planar de 28nm.

O sensor de imagem de 144MP não é uma surpresa, especialmente quando os SOCs mais recentes já são compativeis com o mesmo. Por exemplo, o Snapdragon 865, que será o chip a equipar a grande maioria dos telefones de topo em 2020, tem suporte para sensores de imagem de até 200MP.

O sensor de 108MP que o Galaxy S11 deve incluir, pode oferecer zoom híbrido de 50x, portanto, espera-se que o sensor de 144MP tenha uma capacidade de zoom ainda maior.

Actualmente, não podemos prever o uso do 144MP num futuro próximo. Espera-se que possamos vê-lo em destaque num telefone da série Galaxy S, mas provavelmente só em 2021.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.