Samsung preparada para anunciar os SSDs 990 Pro PCIe Gen 5.0

Samsung preparada para anunciar os SSDs 990 Pro PCIe Gen 5.0

3 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

A Samsung certificou aquilo que parece ser a nova geração dos seus SSDs 990 Pro, com 1 e 2TB PCIe Gen 5.0. Ao contrário de outras fabricantes que dependerão principalmente dos controladores Phison , Kioxia e Silicon Motion PCIe Gen 5.0, a Samsung desenvolve a sua própria solução para alimentar as suas soluções SSD.

Os novos SSDs foram avistados na Agência Nacional de Pesquisa de Rádio Sul Coreana, que listou <s próximas unidades. O nome do modelo enviado pela Samsung inclui o "MZ-V9P1T0" e o "MZ-V9P2T0". Para referência, os SSDs Samsung 980 Pro PCIe Gen 4.0 existentes são rotulados como "MZ-V8P1T00". Pode-se então chegar à conclusão de que estes são os modelos SSD Samsung 990 Pro PCIe Gen 5.

Vale ressaltar que a Samsung já lançou os seus primeiros SSDs PCIe Gen 5.0 para servidores na forma do PM1743 que oferece velocidades de até 13GB/s (leitura aleatória) e 2.500K (IOPS). As unidades vêm em capacidades de até 15,36 TB, mas não se deve esperar capacidades tão absurdas para as plataformas de consumo.

Sabemos que os SSDs PCIe Gen 5.0 de próxima geração oferecerão velocidades de até 14GB/s e capacidades de até 8TB, então isso também é o que devemos esperar das soluções de armazenamento da Samsung. Ainda não podemos confirmar todos os detalhes, mas os Samsung 980 Pro Gen 4 foram uma das melhores soluções para a plataforma PCIe 4.0 até recentemente, quando os concorrentes começaram a lançar os seus produtos de primeira linha.

990 Pro

SSD Samsung 990 Pro poderá ser anunciado nas próximas semanas

Resta saber se a empresa desenvolve algumas novas soluções de refrigeração, ou revestimento térmico, para os chips NAND e DRAM, já que os próximos drivers devem ser bem quentes. A Samsung já fez um SSD 980 PRO personalizado com um dissipador de calor industrial resistente para a PlayStation 5, então algo semelhante pode estar a chegar com o Samsung 990 PRO.

A Samsung pode anunciar as suas soluções de 1 e 2 TB PCIe Gen 5.0 de próxima geração até o final do ano, ou até mesmo na CES 2022, pois as plataformas Gen 5 da Intel e AMD estarão prontamente disponíveis até lá.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.