Samsung prepara-se para encostar o TizenOS em favor do Wear OS

Samsung prepara-se para encostar o TizenOS em favor do Wear OS

20 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Desde 2014 que a Samsung utiliza o seu próprio sistema operativo, o TizenOS, nos seus smartwatch. O ultimo equipamento que foi lançado com um sistema que não o da própria empresa, foi o Gear Live, que na ocasião veio com o Android Wear, que entretanto deu lugar ao Wear OS. Agora, tudo aponta para que a Samsung volte a apostar no sistema operativo da Google.

O nosso bem conhecido Ice Universe, utilizou mais uma vez a sua conta na rede social Twitter para revelar que o próximo relógio da Samsung chegará com o sistema operativo da Google, e não o Tizen. Presumimos que isso significa que o wearable executará o Wear OS, mas também é possível que o dispositivo tenha a uma Interface que seja personalizada pela própria Samsung. O Tweet não revela muitas informações, pelo que tudo mais que se diga, é mera especulação.

Vai a Samsung mudar do TizenOS para o Wear OS?

Se esse rumor se vier a verificar-se real, certamente será um grande impulso para o Wear OS, que tem fracassado nos últimos anos. Ter o suporte da Samsung pode ajudar a revigorar a plataforma e, finalmente, dar aos utilizadores do Android uma alternativa válida ao Apple Watch. De momento, há apenas meia dúzia de equipamentos verdadeiramente de topo com suporte consistente ao Wear OS. Nem mesmo a Google lançou qualquer relógio que faça uso desse sistema operativo, e isso demonstra bem o quão usado ele é.

Pessoalmente gosto muito do TizenOS, e ver a Samsung mudar para o Wear OS não é das mais alegres noticias, mas se mudou é porque acha que o mesmo pode trazer mais qualidade aos seus dispositivos. Vamos esperar para ver, já que nada disto foi (ainda) confirmado pela Samsung.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.