Samsung anuncia painel MicroLED totalmente transparente

Samsung anuncia painel MicroLED totalmente transparente

8 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Esta é sem dúvida uma das primeiras grande novidades tecnológicas da Samsung na CES 2024. A empresa sul-coreana anunciou painéis MicroLED totalmente transparentes (não confundir com Micro OLED), o que nunca antes foi feito por outra fabricante.

Aí está o primeiro painel MicroLED transparente do mundo

Quase três anos após a apresentação dos painéis OLED transparentes, é portanto a vez da tecnologia de display MicroLED atingir este novo marco. Lembrando que o MicroLED consiste num painel LCD com pixeis autoemissores (como pixeis OLED) capazes de desligar e, portanto, gerar pretos perfeitos (e, portanto, ainda um nível de contraste muito alto). A grande vantagem do LCD é o do evitar alguns dos problemas específicos que estão associados aos painéis OLED, como as imagens fantasmas, queimaduras, etc.

MicroLED é, portanto, uma excelente tecnologia de exibição… que infelizmente é terrivelmente cara (o preço de um pequeno apartamento nos arredores de Lisboa para um painel de 100 polegadas ou mais), e nem vamos falar sobre o preço potencial dos painéis MicroLED transparentes que a Samsung acabamos de revelar… e por isso estão atualmente apenas em fase de protótipo. O feito tecnológico está aí, o efeito “uau”! também, mas estamos a falar de tecnologias que ainda estão muito longe de serem “democratizáveis”.

Afinal, mesmo os grandes ecrãs OLED ainda custem uma fortuna hoje em dia, embora estas tecnologias de visualização já tenham mais de 5 anos. Os analistas contam com 2030 para um avanço do MicroLED junto do público em geral, o que até nos parece otimista dada a situação económica e a tendência dos fabricantes em manter preços elevados para garantir uma margem ao mesmo tempo que visa a categoria mais popular da população abastada.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.