Samsung disponibiliza nova ferramenta de fotografia para o Galaxy S21 Ultra

Samsung disponibiliza nova ferramenta de fotografia para o Galaxy S21 Ultra

24 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Desde que a Samsung anunciou o Galaxy S21 Ultra, só é possível usar o modo Pro na aplicação de fotos com a câmara principal e com o sensor ultra grande angular. No entanto, o equipamento conta com mais dois sensores, uma lente telefoto com zoom de 3X e uma lente periscópio com zoom de 10X, que até agora não eram suportados no modo Pro.

Para corrigir isso, a Samsung acaba de lançar uma aplicação chamada “Expert RAW”. Esta aplicação é diferente da aplicação de foto padrão, mas permite que use todas os sensores do Galaxy S21 Ultra no modo Pro. Então pode finalmente ajustar a exposição (EV), foco, ISO, velocidade do obturador ou balanço de branco enquanto tira fotos, e vídeos, com a lente telefoto e a de periscópio.

Como todas as aplicações do mesmo tipo, a Expert RAW destina-se a utilizadores que precisam de um modo Pro. Na verdade, ele permitirá que por exemplo, aceda a um histograma, onde oferece suporte para um modo HDR e será capaz de gravar imagens nos formatos Lossless JPG de 16 bits e Linear DNG RAW.

O utilizador pode então abrir directamente os ficheiros DNG RAW no aplicação Adobe Lightroom usando um botão dedicado no ecrã de visualização de imagem para modificá-los como desejar. Assim, será possível modificar as áreas de luz, sombras, saturação e tonalidade das fotos como faria na aplicação padrão do seu smartphone.

Galaxy S21 Ultra

Samsung disponibiliza o Expert RAW para o Galaxy S21 Ultra

A Samsung indica que a aplicação Expert RAW actualmente só pode ser utilizada no Galaxy S21 Ultra, e com o Android 12. Além disso, a ferramenta está actualmente em fase beta, mas deve ser lançada em breve como uma versão estável para todos.

No futuro, ela também deverá ser compatível com o Galaxy S21+, bem como com o tablet Samsung Galaxy Tab S5e. No entanto, não se sabe se o futuro Galaxy S22 Ultra, cujo design já conhecemos, irá ou não suportar o modo Pro directamente na aplicação base.

A aplicação já pode ser descarregada na Galaxy Store.

FONTE