Samsung mentiu sobre uma das mais importantes especificações do Galaxy S22?

Samsung mentiu sobre uma das mais importantes especificações do Galaxy S22?

13 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

No passado dia 9 de Fevereiro de 2022 a Samsung anunciou ao mundo os equipamentos da série Galaxy S22, que como sempre, vêm com hardware de topo, tornando-os, pelo menos no papel, alguns dos mais avançados smartphone Android do mercado.

No entanto, parece que a Samsung mentiu sobre uma das principais especificações do Galaxy S22, e do S22+, que é referente ao seu ecrã. Quando a fabricante anunciou os equipamentos, revelou que os mesmos contam com ecrãs LTPO, ou seja, com taxa de refrescamento variável dos 10 até aos 120Hz. Esse é o tipo e ecrã que é utilizado na grande maioria dos smartphones Android (topo de gama), actualmente no mercado, como o Oneplus 10 Pro, OPPO Find X3 Pro, e muitos outros.

Essa tecnologia permite que o ecrã dos smartphones se adequém à utilização do utilizador, e quando por exemplo estamos a ler um texto, baixe a taxa de refrescamento para 10Hz, e quando estamos a assistir conteúdo multimédia, ou jogos, aumente a mesma para os 120Hz. Isso permite que o utilizador tenha uma experiência de utilização espectacular, e consiga um consumo energético mais baixo que o habitual.

No entanto, Ross Young, o CEO da Display Supply Chain Consultants, disse que ecrã do Galaxy S22 não é um painel LTPO, mas sim um painel LTPS. O problema é que os painéis LTPS actualmente não conseguem diminuir a sua taxa de refrescamento abaixo dos 48Hz, pois isso causaria grandes problemas de cintilação.

Galaxy S22

Galaxy S22 e S22+ não contam com ecrãs LTPO

Diante da revolta dos internautas nas redes sociais, a Samsung decidiu revelar oficialmente que os seus Galaxy S22 e S22+ não eram compatíveis com a tecnologia LTPO. A fabricante Sul Coreana fez, portanto, alterações na ficha técnica de ambos os dispositivos, que agora especifica que o ecrã oferece uma frequência de 48Hz a 120Hz, em vez de 10 a 120Hz.

Esta é, portanto, uma notícia muito má para os utilizadores, pois um ecrã LTPO permitiria que os dois smartphones fossem muito mais autónomos que os seus antecessores. Ao contrário do Galaxy S22 Ultra, a Samsung preferiu, portanto, contentar-se com um painel LTPS no Galaxy S22 e S22+, o que os coloca no mesmo nível do Xiaomi 12. De facto, a Xiaomi também adoptou apenas um ecrã LTPO no modelo Xiaomi 12 Pro, que é o mais caro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.