Samsung realiza primeira ligação por satélite do mundo com um smartphone convencional

Samsung realiza primeira ligação por satélite do mundo com um smartphone convencional

26 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Até agora completamente ignorada, a ligação por satélite está a revelar-se uma das funcionalidades mais populares nos últimos meses para os smartphones. Tudo começou com a Huawei, mas ganhou maior destaque com a implementação do recurso pela Apple em toda a gama do iPhone 14.

E como já vem sido habitual., esse movimento marcou as tendências do setor tecnológico a que, mais cedo ou mais tarde, as outras OEM acabam por se alinhar… algo que é vantajoso acima de tudo para os consumidores.

Para quem não sabe do que se trata, a ligação por satélite é uma função associada a um chip de rádio montado nos dispositivos que permite o envio de uma mensagem aos serviços de emergência quando a cobertura móvel, ou rede W-iFi, não estiver disponível. Uma novidade concreta, longe de ser um mero exercício de estilo, que nos últimos meses já deu frutos como a história do primeiro homem salvo graças a um SOS enviado via satélite do seu iPhone.

As outras fabricantes certamente não ficaram parados no tempo a assistir ao anúncio da Google de suporte para ligação por satélite no Android 14. A resposta do mundo Android obviamente vem da Samsung, que nas últimas semanas esclareceu os motivos da ausência dessa funcionalidade no Galaxy S23, mas que será um recurso que deverá ter a sua estreia no próximo Samsung Galaxy S24.

Bem, enquanto isso, a operadora de telefonia AT&T, em colaboração com a AST SpaceMobile, anunciou a conclusão da primeira chamada de voz por satélite feita através de um sistema de comunicação com o mesmo nome utilizando um smartphone convencional produzido em massa sem componentes ad hoc. O smartphone em questão é um Samsung Galaxy S22 Ultra que fez uma ligação entre um assinante da AT&T no Texas e um assinante da Rakuten no Japão, tudo sem o auxílio de um chip dedicado, como é o caso do iPhone 14.

Na prática, o sinal enviado pela equipa chegou ao satélite BlueWalker 3 que, em questão de segundos, se encarregou de transferir a ligação para o Japão; a operação, possibilitada por uma ferramenta especial disponibilizada pela AT&T, abre as portas da referida conectividade a todos os smartphones LTE.

Galaxy S22 Ultra

Samsung Galaxy S22 Ultra fez a primeira ligação por satélite do mundo

Nesse sentido, os operadores AT&T, Rakuten, T-mobile e Vodafone trabalham há algum tempo na criação de infraestruturas que possa tornar esta operação corriqueiramente utilizada. Num futuro não muito distante, portanto, todos os smartphones poderão fazer chamadas via satélite sem o auxílio de componentes internos especiais, conseguindo assim democratizar uma função cujos enormes benefícios já tivemos demonstrações concretas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.