Samsung Internet chega finalmente ao Windows
28 Novembro, 2023Todos aqueles com um equipamento Samsung Galaxy certamente estão familiarizados com o Samsung Internet, o browser nativo dos equipamentos da empresa sul-coreana, que até agora era exclusivo. A boa noticia? É que aqueles que gostam de navegador já o podem ter no seu computador com Windows.
Samsung Internet disponível na Microsoft Store
Para quem não conhece este Samsung Internet, ele é um browser que se destaca em muitos pontos, e em alguns deles chega mesmo a superar o Google Chrome, como na velocidade. No entanto, ele também conta com alguns recursos que não estão presentes em mais nenhum browser.
Agora, a Samsung disponibilizou o seu browser na Microsoft Store, e isso significa que está disponível para todos os computadores com Windows, seja o Windows 11 como o Windows 10, e não apenas aqueles que são fabricados pela empresa.
O maior benefício do navegador num sistema operativo de desktop é que fornecerá sincronização de dados de navegação entre o smartphone e o PC, cuja falta impediu muitos utilizadores de o utilizar como o seu navegador padrão nos smartphones e tablets. No entanto, infelizmente, a Samsung ainda não implementou suporte de sincronização completo. Embora possa fazer login com a sua conta Samsung, apenas o histórico de navegação, favoritos, páginas guardadas e guias abertas podem ser sincronizados. A sincronização de passwords não está disponível, algo que esperamos que seja resolvido muito rapidamente.
A primeira que executar o Samsung Internet no Windows, poderá importar histórico de navegação, favoritos e mecanismos de pesquisa de outros navegadores, incluindo Google Chrome e Microsoft Edge. Alem disso, também poderá importar marcadores utilizando um ficheiro HTML.
Quanto a outros recursos, o Samsung Internet no Windows tem suporte para bloqueador de anúncios, modo secreto (incógnito), suporte para extensões, temas de modo claro e escuro e alguns outros. Como ele é baseado no projeto Chromium de código aberto, como Chrome e Microsoft Edge, ele deve oferecer suporte a extensões e complementos que funcionem nesses navegadores. Na verdade, será levado à Chrome Web Store ao selecionar o botão Complementos no Samsung Internet, embora neste momento o botão de instalação de todas as extensões esteja esbatido.
Testamos o mesmos durante alguns minutos e o seu desempenho no Windows ainda deixa um pouco a desejar. A rolagem é muito lenta, como se o navegador não suportasse nem mesmo uma taxa de refrescamento de 60Hz, muito menos as taxas de atualização mais altas que podem ser encontradas em monitores para jogos. Está em total contraste com a versão Android da aplicativo, então a Samsung claramente tem muito trabalho pela frente.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.