Samsung Galaxy S23 contará com versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2

Samsung Galaxy S23 contará com versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2

19 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Desde há muito tempo, os smartphones topos de gama da Samsung vêm equipados com dois chipsets diferentes com base na área geográfica de destino: nos Estados Unidos e em outros mercados importantes, eles têm chips Snapdragon, fornecidos pela Qualcomm , enquanto em outros mercados, incluindo os quais Europa, eles utilizam chips Exynos, que são fabricados pela própria Sul Coreana.

Na grande maioria das vezes a qualidade dos chips Exynos, provou ser inferior ao equivalente da Qualcomm, e esse tem sido uma situação que tem acontecido ao longo dos últimos anos.

Por esse motivo, a Samsung e a Qualcomm assinaram no ano passado um acordo que abriu caminho para uma provável utilização global dos chips Snapdragon na série Galaxy S23. Desde então, os rumores têm sido cada vez mais persistentes e convincentes: algumas variantes do Galaxy S23 foram detetadas a utilizar o que parecia ser uma versão personalizada do novíssimo Snapdragon 8 Gen 2, com uma velocidade de clock mais alta.

A poucos dias do seu lançamento, foi revelado o nome escolhido para os chips da série Galaxy S23, que com toda a probabilidade será “Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform for Galaxy”. Isso deixa claro que, embora a Samsung tenha jogado a toalha ao chão ao abrir mão dos Exynos (pelo menos para os topos de gama), ela ainda quer colocar a sua assinatura no coração palpitante do aparelho.

O facto de até o nome do chip ser personalizado leva-nos a pensar que não se trata de uma mera jogada de marketing, mas sim de um sério esforço em adaptá-lo às suas necessidades. Em suporte a esta tese, há rumores de que a versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2 tem uma velocidade de clock de até 3,36 GHz; o núcleo primário X3 da versão padrão fornecida a todos os fabricantes concorrentes, por outro lado, atinge um máximo de 3,2 GHz.

Samsung é quem produz os Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 Mobile Platform for Galaxy

A versão personalizada para a Samsung do Snapdragon 8 Gen 2 deve ter basicamente as mesmas características do chip utilizado, por exemplo, no OnePlus 11, mas com otimizações específicas para telefones da empresa Sul Coreana, incluindo como vimos, uma frequência de clock máxima mais alta. Além disso, novamente confirmando como a fabricante sul-coreana queria se expressar, ele deveria ser produzido pelas fundições da Samsung e não pelas da TSMC.

Resta saber se essa marca também será utilizada comercialmente ou se é apenas um nome de código para reconhecimento interno mais simples e imediato. Com o lançamento previsto para 1 de fevereiro, certamente saberemos mais, com uma resposta clara e definitiva que fará descer a cortina sobre o assunto.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.