Samsung afirma que as fotografias reais já não existem

Samsung afirma que as fotografias reais já não existem

6 Fevereiro, 2024 0 Por Sandro Sotto

Desde o lançamento do Galaxy S24 que a Samsung oferece Inteligência Artificial nos equipamentos, especialmente quando o assunto é a fotografia. E como é normal, todas as fotos que são melhoradas com essa inteligência artificial, não podemos ser consideradas fotografias reais, nem originais... e é precisamente neste ponto que a a Samsung se defende.

Essa posição é defendida por Patrick Chomet, vice-presidente executivo da Samsung, numa afirmação ao TechRadar:

No ano passado, Marques Brownlee fez um vídeo muito interessante sobre a foto da lua. Todos estavam a questionar-se: “Isso é falso?” Não é falso? Tem havido algum debate sobre o que constitui uma foto real. Na verdade, não existe foto real. Assim que tem sensores para capturar algo, está a replicar [o que vê], e isso não significa nada. Não há imagem real. Você pode tentar definir uma foto real dizendo: “Tirei essa foto”, mas se usou IA para otimizar o zoom, o foco automático, a cena, ela é real? Ou são apenas filtros? Não há foto real, ponto final.

Os sensores fotográficos dos smartphones melhoraram a cada nova geração. No entanto, o hardware do sensor fotográfico não é o mais importante. É o processamento de software que permite atingir um elevado nível fotográfico. Os telefones usam diversas tecnologias para melhorar os detalhes da imagem e a qualidade do resultado. As técnicas de captura de vários frames reduzem o ruído da foto enquanto melhoram o brilho, o equilíbrio de branco, a faixa dinâmica e outros parâmetros. De qualquer forma, a Samsung está convencida de que este é um fator chave.

Samsung não aceita que foto melhorada seja considerada real

Vale lembrar que os Galaxy S24s contam com o Galaxy AI, um sistema de inteligência artificial que oferece diversas opções, incluindo melhorias para fotos. Isso significa que muito dificilmente um utilizador regular irá conseguir tirar uma foto sem que essa inteligência artificial interfira de alguma forma... logo a fotografia real de facto não existe.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.