Samsung trabalha em ecrã OLED para smartphones com resolução impressionante

Samsung trabalha em ecrã OLED para smartphones com resolução impressionante

14 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Segundo novas informações, a Samsung poderá lançar em breve um novo ecrã OLED com densidade recorde de 1000 Pixeis por Polegada (PPI). A informação não revela qual o dispositivo a que esse ecrã se destina mas é provável que equipará os próximos smartphones da empresa, antes de 2024.

Os ecrãs OLED estão cada vez melhores, e a Samsung não fica atrás em termos de inovação, com a empresa a planear lançar smartphones com ecrãs roll-up e/ou deslizantes. Ao mesmo tempo, procurará também aumentar a qualidade das imagens transmitidas, em particular aumentando a densidade de pixeis. Isso é o que relata uma fonte coreana, que afirma que a fabricante está a trabalhar actualmente num ecrã OLED de 1000 ppi.

Para atingir essa densidade recorde, a Samsung está a desenvolver uma nova tecnologia de transístor de película fina (TFT). No entanto, os ecrãs OLED não usam o último, ao contrário dos visores AMOLED. Portanto, pode ser que a fabricante esteja realmente interessado neles. Muito pouco ainda se sabe sobre este projecto, então é difícil saber exactamente quais são os planos da Samsung nesta área.

1000 ppi
Samsung Galaxy Note20 Ultra 5G

Samsung prepara ecrã OLED com 1000 ppi?

Esses novos ecrãs não exibirão apenas essa densidade de pixeis recorde, já que segundo o mesmo rumor, este último seria até 10 vezes mais rápido que os ecrãs actuais. Esse desempenho pode reduzir significativamente o tempo de resposta, bem como aumentar a taxa de refrescamento. Além disso, eles consumiriam menos energia, e ao mesmo tempo que seriam mais baratos de produzir.

Actualmente, o recorde de densidade de pixeis em smartphones é detido pela Sony, com o seu Xperia 1 II, que conta com 643 ppi. A Samsung pode, portanto, roubar o título de líder em qualidade de imagem móvel, embora ainda seja impossível dizer em que momento.

FONTE