Samsung anuncia declínio significativo nos seus lucros

Samsung anuncia declínio significativo nos seus lucros

2 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Se há empresas que batem recordes de receitas, outras têm de as perder, ou simplesmente deixar de ser. E ao contrário da Huawei que continua a bater os recordes em todos os sentidos, mesmo havendo uma desaceleração no setor de telefonia móvel, a curva parece se ter invertido para a Apple e para a Samsung. O gigante de Cupertino está a tentar esquecer o declínio nas vendas do iPhone, anunciando um leque de novos serviços. Já a Samsung ainda está a tentar tudo com os seus novos Galaxy S10 e S10 +, que particularmente atraentes. Apesar desses grandes esforços, a gigante sul-coreana anunciou aos seus investidores e acionistas que os lucros do primeiro trimestre de 2019 serão significativamente menores.

O declínio na ordem dos componentes seria o principal motivo para essa queda nos lucros; Os chips de memória e semicondutores seriam faturados a um preço muito mais barato para o cliente (-20%)… e, portanto, significativamente menos interessante para as contas da Samsung. Os lucros da secção de ecrãs OLED continua em queda livre, em grande parte por causa da mudança no paradigma nas vendas dos novos iPhone (o XS / XS Max são equipados com painéis OLED fabricados pela Samsung).

Mesmo os centros de dados da Samsung são cada vez menos populares, para não mencionar o valor das vendas de smartphones (um ponto que a Samsung prefere não abordar). A gigante da eletrônica não mostra os números, mas os analistas esperam lucro na ordem dos 5,7 biliões de dólares no primeiro trimestre de 2019… e se comparado com o mesmo valor do ano passado, 12,3 biliões de dólares, vemos que a queda nos lucros foi muito significativa.
A Samsung ainda está a contar com uma recuperação nos lucros no segundo trimestre, provavelmente impulsionado pelas vendas dos Galaxy S10 e S10 +, tal como os diversos dispositivos da série Galaxy A, que foram lançados nas ultimas semanas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.