Samsung anuncia novo sensor para smartphones: ISOCELL HP3 de 200 megapixeis

Samsung anuncia novo sensor para smartphones: ISOCELL HP3 de 200 megapixeis

23 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Samsung anunciou oficialmente o seu mais recente sensor fotográfico para smartphones, o ISOCELL HP3 de 200 megapixeis, que se destaca pelo uso dos menores pixeis do sector, com apenas 0,56 μm. Através dessa solução, a sul-coreana pretende reduzir o espaço ocupado pelo módulo fotográfico, enquanto o Super QPD promete um autofoco mais rápido e preciso.

Em suma, depois da Samsung ter estabelecido um recorde, em Setembro do ano passado, ao anunciar aquele que foi primeiro sensor fotográfico de 200 megapixeis para smartphones, ISOCELL HP1, nos últimos meses melhorou com uma impressão verdadeiramente impressionante.

Os números mais importantes da ficha técnica do novo sensor de imagem Samsung ISOCELL HP3, são a sua resolução de 200 megapixeis e os menores pixeis de todos, com apenas 0,56 micrômetros (μm) de tamanho.

“A Samsung tem liderado continuamente as tendências no mercado de sensores de imagem graças à sua liderança em sensores de alta resolução com os menores pixeis. Com o nosso ISOCELL HP3 mais recente e actualizado de 200MP e pixeis de 0,56μm, nós, como Samsung, continuaremos a esforçar-nos para oferecer resoluções épicas além do nível profissional para utilizadores de câmaras de smartphones."

Afirma JoonSeo Yim , vice-presidente executivo da equipq de negócios de sensores da Samsung Electronics

Líquido destas declarações indubitavelmente fortes e com um claro corte promocional, não se pode negar que a concretização destes objectivos pela Samsung começa de longe. O primeiro sensor de imagem de 108 megapixeis, da Samsung, remonta a 2019 e, desde então, a fabricante sul-coreana deu início a uma tendência que encontrou terreno fértil entre as câmaras de smartphones Android. Ano após ano, a fabricante continuou, e continua, a oferecer novos sensores fotográficos cada vez mais impulsionados, tanto do ponto de vista da resolução, como do ponto de vista das tecnologias implementadas para explorar esses números exagerados.

ISOCELL HP3

Samsung ISOCELL HP3: números e tecnologias dedicados

A mais recente criação dos técnicos da Samsung responde, portanto, ao nome de ISOCELL HP3 e já tinha sido alvo de rumores nos últimos meses. Este novo sensor fotográfico só se pode dizer através dos notáveis ​​números que o caracterizam, nos quais a fabricante obviamente insistiu muito durante a sua apresentação.

O Samsung ISOCELL HP3 utiliza pixeis 12% menores que o sensor da geração anterior, passando de 0,64 μm para 0,56 μm e conseguindo assim abranger 200 milhões de pixeis (200 megapixeis) em formato 1/1, 4". Este último, na verdade, é o diâmetro da área que é capturada pela lente da câmara. Diante do exposto, o ISOCELL HP3 permitirá reduzir em aproximadamente 20% a superfície ocupada pelo módulo fotográfico, de modo a permitir que as fabricantes de smartphones que decidam utilizá-lo não engrossem os seus modelos premium.

Falando em novidades, a fabricante falou sobre a solução Super QPD para autofoco: todos os pixeis do sensor são equipados com autofoco, além disso a tecnologia usa uma única lente em quatro pixeis adjacentes para detectar diferenças de fase nas direções horizontal e vertical; tudo isso traduz-se em focagem mais rápida e precisa.

Quanto à gravação de vídeo, o Samsung ISOCELL HP3 pode gravar em 8K a 30 fps - com perda mínima de FoV - ou em 4K até 120fps.

A Samsung também revelou que as primeiras amostras do ISOCELL HP3 já estão disponíveis, enquanto a sua produção em massa começará no final do ano, como tal, tudo leva a acreditar que ele poderá equipar o próximo Galaxy S23.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.