Samsung anuncia o Exynos 2100: O Processador do novo Galaxy S21

Samsung anuncia o Exynos 2100: O Processador do novo Galaxy S21

13 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Samsung irá anunciar amanha, dia 14 de Janeiro de 2021, os novos equipamentos da série Galaxy S21. E uma das novidades dessa nova linha de smartphones, será o seu processador, que nos modelos globais, será o novo Exynos 2100, um novo SOC que é gravado no processo de 5nm, que promete mais velocidade, com menor consumo energético.

Este é o primeiro chip da Samsung a chegar com um modem 5G integrado, e o segundo a ser construído no processo de 5nm. O seu processador conta com o novo núcleo Cortex-X1, de alto desempenho, que pode operar a velocidades de até 2,9GHz. Juntando-se a ele estão três núcleos Cortex-A78, mais quatro núcleos Cortex-A55 que são dedicados à eficiência energética. A Samsung afirma que este CPU é 30% mais rápido em tarefas multi-core, se comparado com o Exynos 990, que equipa, por exemplo, os equipamentos da série Galaxy Note20.

Parte dessa vantagem vem do processo mais avançado, que pode melhorar o desempenho em 10% (no mesmo nível de energia) ou diminuir o consumo de energia em cerca de 20%. A Samsung implementou um governador multi-IP para otimizar o uso de energia da CPU, GPU e outros elementos do chipset.

Exynos 2100

Falando em processo, este ano o Exynos 2100, tal como o Snapdragon 888, foram fabricados nas fábricas da Samsung, com o processo EUV de 5nm. Isso significa que nenhum dos chipset tem uma vantagem relacionada ao processo.

Samsung anuncia o novo Exynos 2100

O seu GPU é o novo Mali-G78 com 14 núcleos, que a Samsung afirma contar com um aumento de desempenho nas ordem dos 40%. O NPU tri-core usa uma nova arquitetura e atinge 26 TOPS. O novo design dobra a eficiência energética em comparação com as gerações anteriores.

O novo processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2100 oferece suporte a câmaras com sensores de até 200MP, e melhor ainda, ele pode ser ligado com um total de até seis sensores individuais e processar dados de quatro deles em simultâneo.


Finalmente, este é o primeiro topo de gama da Exynos a contar com um modem 5G integrado. O Exyno 980 e o Exynos 1080 também possuem modems integrados, mas são chips de gama média. O modem pode atingir velocidades de downlink de 7,35 Gbps numa rede mmWave e 5,1 Gbps numa rede sub-6.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.