Samsung anuncia a chegada de smartphones com ecrãs roll-up ou deslizantes

Samsung anuncia a chegada de smartphones com ecrãs roll-up ou deslizantes

30 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Samsung é atualmente a única fabricante mundial de smartphones que é totalmente independente, e não precisa de de fornecedores externos para fabricar os seus smartphones. Eles possuem dos melhores ecrãs do mundo, dos melhores processadores, memórias RAM e ROM, e até possuem a sua própria loja de aplicações para o sistema operativo Android.

No entanto, a empresa não se encosta ao seu sucesso, e trabalha sucessivamente em melhorias, e em novas tecnologias. É por esse motivo que agora a gigante de Seul admite estar a desenvolver smartphones com ecrã roll-up (enrolável) e/ou deslizante. Esses novos formatos estão a ser desenvolvidos nos laboratórios da Samsung Display.

Em pouco tempo, a Samsung estabeleceu-se como a líder absoluta em smartphones dobráveis, estando bem à frente dos seus rivais. Até ao momento, a fabricante sul-coreana já comercializou vários telefones com ecrãs dobráveis, incluindo os da série Galaxy Z Fold ou o Galaxy Z Flip.

Como tal, não surpreendentemente ver que a Samsung não se quer limitar aos smartphones com ecrã dobrável. Paralelamente à conferência dedicada aos resultados trimestrais da Samsung, Choi Kwon-youn, vice-presidente do grupo, confirmou a chegada de smartphones construídos em torno de ecrãs roll-up, ou deslizantes.

“A Samsung Display adotará primeiro novas tecnologias para expandir o seu portfólio”, diz Choi Kwon-youn.

Esses novos ecrãs  altamente flexíveis podem ser facilmente enrolados, e estão a ser desenvolvidas nos laboratórios da Samsung Display.

Samsung trabalha em novos tipos de ecrã para smartphones

Isso vai de encontro às várias patentes depositadas pela Samsung nos últimos anos. Em 2018, a empresa registou uma patente onde mostrava um smartphone deslizante, e há algumas semanas a empresa mostrou um protótipo de um ecrã roll-up, numa reunião supostamente secreta.

ecrã samsung

Crédito da imagem: Let’s Go Digital

Várias empresas do setor móvel já apresentaram smartphones com ecrã de enrolar. No final de 2020, a OPPO apresentou o Oppo X 2021 com um ecrã enrolável, que permite que ele apareça como um telefone clássico, ou em forma de um pequeno tablet. Mais recentemente, a LG revelou um protótipo funcional chamado LG Rollable e pretende lançá-lo para o mercado, até o final do ano.

Por enquanto, a Samsung ainda está em fase de pesquisas, e ainda não está claro quando é que vão lançar esses equipamentos para o mercado, mas dado que já foram revelados pela própria empresa, isso poderá significar que não vai demorar muito tempo.

FONTE