Sam Altman: Despedido da OpenAI agora contratado pela Microsoft
20 Novembro, 202348 horas após ser despedido da OpenAI, a empresa por trás do famoso ChatGPT, Sam Altman já encontrou novo posto de trabalho. De uma forma surpreendente ele foi contratado pela Microsoft, para formar uma equipa de Inteligência Artificial Avançada para a empresa.
Sam Altman integra dos quadros da Microsoft
Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou que Sam Altman, mas também Greg Brockman, o outro fundador da OpenAI, vão-se juntar de imediato a uma nova equipa de pesquisa avançada em IA:
“Estamos extremamente felizes em anunciar que Sam Altman e Greg Brockman, junto com os seus colegas, se juntarão à Microsoft para liderar uma nova equipa de pesquisa avançada de IA”, disse Nadella numa declaração entusiasmada. “Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos de que precisam para ter sucesso”
A informação dá ainda conta que várias dezenas de funcionários da OpenAI, por sua vez, tomaram a decisão de renunciar depois que Ilya Sutskever (o presidente do conselho de administração da OpenAI) lhes ter anunciado que Sam Altman não se tornaria CEO da sociedade.
Provavelmente para acalmar as coisas, Nadella aproveitou o seu anúncio para reiterar a colaboração entre a Microsoft e a OpenAI, cujas ferramentas GPT estão agora no centro das soluções de numerosos serviços e software (Azure, Microsoft 365, Bing, etc.) . O chefe da Microsoft afirma estar “impaciente para conhecer Emmett Shear e a nova equipa de gestão da OAI e trabalhar com eles”.
Essas nomeações múltiplas e repentinas ocorrem num momento em que a OpenAI e a Microsoft iniciaram projetos de processadores especializados para processamento pesado de IA. Poucos dias antes da sua demissão, Sam Altman supostamente deu conta aos investidores sobre os planos para chips personalizados da AI Tensor Processing Unit (TPU), com o nome de código Tigris, chips capazes de rivalizar com os H100s da Nvidia. Sam Altman é agora um dos eminentes executivos da Microsoft… que vai para apresentar o seu projeto de chip dedicado a grandes modelos de linguagem.
Assim sendo, a OpenAI continua a ser uma parceira… ou um concorrente? Algo me leva a acreditar que enquanto os atuais contratos vigorarem serão parceiros, mas quando caducarem a coisa muda de figura.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.