Saiba Tudo Sobre as Operações do Disjuntor

Saiba Tudo Sobre as Operações do Disjuntor

13 Janeiro, 2023 0 Por Redação

Um disjuntor elétrico é um mecanismo de comutação usado para proteger e gerir um sistema de energia elétrica que pode ser utilizado automática e manualmente. Um disjuntor deve ser projetado para interromper com segurança o arco produzido quando um disjuntor fecha graças aos sistemas de energia modernos que lidam com correntes altas significativas.

Noções Básicas de Disjuntores

A vasta rede de energia e os numerosos dispositivos elétricos aos quais ela é acoplada compõem o sistema de energia atual. Uma forte corrente de falha vai passar por este equipamento e pela rede elétrica durante um curto-circuito ou qualquer outra falha elétrica (como falhas no cabo elétrico). Como resultado, as redes e equipamentos elétricos são mais propensos a sofrer danos a longo prazo devido a essa alta corrente.

Durante a interrupção de uma grande corrente, haveria grandes arcos entre os contatos de comutação, portanto, deve-se tomar cuidado para extinguir esses arcos no disjuntor com segurança. O disjuntor é um dispositivo especial que realiza todas as operações de comutação necessárias durante as condições de transporte de corrente.

A corrente de falha tem de ser eliminada o mais rápido possível do sistema para proteger as máquinas e as redes de energia. Para enviar energia confiável e de alta qualidade para os recetores, o sistema deve retornar rapidamente à operação normal quando a falha for corrigida. Além disso, muitas das atividades de comutação devem ser realizadas pelo sistema de energia de maneira a ter um controlo adequado.

Portanto, deve haver uma forma única de dispositivos de comutação que possam ser operados com segurança sob enormes condições de transporte de corrente para desconectar e reconectar vários elementos da rede do sistema de energia para proteção e gestão.

Princípio de Operação do Disjuntor

Contatos fixos e contatos móveis compõem a maior parte do disjuntor. Esses dois contatos estão fisicamente acoplados enquanto o disjuntor está na posição "ON" por causa da pressão mecânica aplicada aos contatos móveis. O mecanismo de operação do disjuntor contém uma configuração de energia potencial que só é liberada quando o disjuntor recebe o sinal de manobra.

Diferentes métodos, como ar comprimido, aplicação de pressão hidráulica ou deformação de molas metálicas, podem armazenar a energia potencial do disjuntor. No entanto, independentemente da fonte, a energia potencial precisa ser liberada durante a operação. A descarga de energia potencial é o que faz com que o contato móvel deslize rapidamente.

Operações

Todos os disjuntores possuem bobinas de operação (bobinas de disparo e fechamento), e o êmbolo interno é deslocado sempre que um pulso de comutação energiza essas bobinas. Este êmbolo da bobina de operação está conectado ao mecanismo de operação do disjuntor. Devido a isso, a energia armazenada mecanicamente no mecanismo do disjuntor é libertada como energia cinética, levando à oscilação dos contatos móveis, pois eles são conectados mecanicamente a um determinado mecanismo de operação por meio de uma alavanca.

Toda a energia é libertada após um ciclo de operação do disjuntor, e a energia potencial é, portanto, novamente mantida no mecanismo de funcionamento do disjuntor com o uso de um compressor de ar, motor de carregamento de mola ou qualquer outro processo.

O disjuntor deve lidar com uma potência nominal enorme ou apresentar uma falha. Devido a esta potência significativa, o arco entre o movimento do disjuntor e os contatos fixos estão constantemente em níveis perigosamente altos. No entanto, como explicamos anteriormente, se a rigidez dielétrica entre os contatos portadores de corrente do disjuntor crescer rapidamente durante cada passagem por zero da corrente alternada, o arco no disjuntor pode ser extinto com segurança.

Obtenha o Melhor Disjuntor para resultados Perfeitos

Um disjuntor tem extrema importância n uma instalação. No entanto, pode ter um impacto sério se não for instalado por um fornecedor de serviços certo. Portanto, é importante que você faça uma boa pesquisa antes de prosseguir com um.

Fazer uma boa pesquisa antes de escolher um provedor de serviços de sistema de gerenciamento de distribuição é sempre aconselhável. É melhor ir ao site deles e ter uma conversa direta para melhor compreensão e serviço contínuo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.