Preparado para sacrificar armazenamento Google para manter backups do WhatsApp?
2 Janeiro, 2024A Meta está a mudar o WhatsApp para Android. Segundo informações recentes, os utilizadores de dispositivos Android vão ter de sacrificar parte do armazenamento da sua conta Google para continuar a fazer os backups do WhatsApp.
Backups do WhatsApp vão ocupar espaço no Google Drive
Até agora esta situação era totalmente gratuita e os utilizadores do Android tinham a capacidade de fazer backups do WhatsApp para o Google Drive sem que isso significasse ocupar espaço na sua conta Google… mas isso está a acabar.
Aqueles que atualmente utilizam o armazenamento padrão de 15GB do Google Drive vão precisar de ter mais algum cuidado com o seu armazenamento. O WhatsApp escreveu uma publicação na sua Central de Ajuda a dar conta de que quando um utilizador exceder o limite de armazenamento, ele terá que abrir espaço para novos conteúdos para voltar a ter backups. Mas aqui fica o que diz a publicação:
“Nos próximos meses, se optar por fazer backup dos seus chats do WhatsApp num dispositivo Android, o seu backup começará a contar para o limite de armazenamento da sua Conta Google. Se ultrapassar o limite de armazenamento, precisará de libertar espaço na sua Conta Google para retomar os backups.”
A mudança atualmente afeta apenas os utilizadores beta do WhatsApp e começou em dezembro de 2023. Porém, para lembrar a todos os utilizadores não beta, as mudanças serão aplicáveis a todas as contas do WhatsApp ainda durante o primeiro semestre de 2024.
Além disso, a aplicação irá mostrar um aviso aos utilizadores sobre quando as alterações iniciarão. Isso aparecerá como um banner 30 dias antes da implementação da política quando os utilizadores acederem a Definições > Conversas > Cópia de Segurança.
Por último, é importante ressaltar que os utilizadores têm a opção de não armazenar as suas conversas no Google Drive. Em vez disso, eles podem transferir as mesmas entre dispositivos Android através do recurso de transferência que está presente na aplicação.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.