Já sabemos quando a utilização do USB-C se torna obrigatória para as fabricantes

Já sabemos quando a utilização do USB-C se torna obrigatória para as fabricantes

10 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A notícia já havia sido oficializada, mas o momento da entrada em vigor indicava apenas o final de 2024; agora com a publicação da diretiva Common Charger no Jornal Oficial, a União Europeia marca a data exata para a entrada em vigor da nova legislação que obriga as fabricantes a adotar a porta USB-C.

Portanto, aqui estamos e também temos uma data precisa, a partir de 28 de dezembro de 2024 para todos os dispositivos eletrónicos, como smartphones , tablets, câmaras, fones de ouvido, consolas portáteis, altifalantes portáteis, e-readers, teclados, mouses, etc. . devem ser vendidos equipados com porta USB-C, caso a recarga seja superior a 15W, o carregador também estará incluído na embalagem de venda.

Como você deve ter notado, os laptops não estão incluídos na lista acima, isso porque para esse tipo de dispositivo haverá tempo, até 28 de abril de 2026, data a partir da qual as mesmas regras também serão aplicadas para a venda de laptops.

USB-C obrigatório a partir de 28 de dezembro de 2024

USB-C

A nova legislação certamente é apreciada pelos consumidores, mesmo que sempre haja alguém que ache que não: estamos a falar dos amantes da Apple. No entanto, não existem excepções, o iPhone vai mesmo ter de chegar com porta USB-C se quiser ser vendido na Europa.

O que importa é que em breve a maioria dos dispositivos eletrónicos estará equipada com um único padrão de carregamento e transferência de dados, dando assim aos utilizadores a possibilidade de se equiparem com um único carregador e um único cabo para todos os seus produtos tecnológicos.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.