Já se sabe quando a Huawei vai lançar o HarmonyOS

Já se sabe quando a Huawei vai lançar o HarmonyOS

26 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Todos nós sabemos o quão afectada está a Huawei pelo embargo americano, e aos poucos a empresa está a tentar recuperar a sua posição, e o HarmonyOS, um sistema operativo “doméstico”, faz parte da estratégia da empresa. Esse sistema poderá permitir que a empresa “viva sem a Google” e, portanto, recuperar a sua posição no mercado de smartphones.

A fabricante confirmou na rede social Weibo a data de apresentação oficial do HarmonyOS. O sistema operativo será assim apresentado em detalhes no próximo dia 2 de Junho, e os rumores indicam que ele chegará já a ser executado, pela primeira vez, num suposto MatePad2.

Este anúncio surge num contexto bastante tempestuoso. A Reuters acaba de desenterrar um memorando interno em que Ren Zhengfei fala mais como um chefe de Estado do que como CEO de uma grande empresa de tecnologia:

“Uma vez que dominamos a Europa, Ásia-Pacífico e África, se os padrões americanos não corresponderem aos nossos, e não podemos entrar nos Estados Unidos, então os Estados Unidos não podem entrar em nosso território”.

HarmonyOS

HarmonyOS será revelado detalhadamente a 2 de Junho

Imagine por alguns instantes ver Tim Cook a explicar que "se continuar", um dos seus concorrentes será banido do mercado americano? Com esta frase infeliz (até ameaçadora), Zhengfei quase dá a impressão de que está a falar pelo governo chinês... e isso acaba por dar alguma razão ao governo Norte Americano. Essa derrapagem mal controlada sem dúvida trará água para a fábrica daqueles que acreditam, não apenas nos Estados Unidos, que a Huawei não é uma empresa de tecnologia como qualquer outra. E podemos ainda menos imaginar o actual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a curvar-se a este tipo de ameaça.

Por agora, e como consumidores que somos, resta-nos esperar que o HarmonyOS tenha muito sucesso, e que todos nós possamos tirar todo o proveito desse sistema.