Rutube: Grande ataque cibernético derruba o "Youtube da Rússia"

Rutube: Grande ataque cibernético derruba o "Youtube da Rússia"

11 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Rutube encontra-se offline após grande ataque informático

Tal como na China, na Rússia, muitas aplicações são populares e são verdadeiras alternativas que são conhecidas, e utilizadas, em outro mercados. Uma dessas aplicações é o Rutube, aquele que é o Youtube da Rússia, que agora foi alvo de um grande ataque informático que colocou a aplicação offline.

Segundo está a ser avançado, este ataque informático está directamente relacionado às comemorações do 9 de Maio, dia muito popular na Rússia.

O site da plataforma, geralmente saturado com conteúdo de vídeo, apresenta actualmente uma imagem negra, com a mensagem curta: “Aviso! O site realiza trabalhos técnicos. O site foi atacado. Por enquanto, a situação está sob controlo. Os dados de utilizador foram salvos".

O ataque cibernético foi lançado na passada segunda-feira, à margem das comemorações russas. “Alguém realmente queria impedir o RuTube de mostrar o desfile do Dia da Vitória e os fogos de artifício comemorativos”. “Não é pecado lembrar das batalhas que os nossos homens venceram. A batalha pelo RuTube continua". Alem de que o site descreveu este ataque cibernético como o pior da sua história.

O RuTube disse que uma equipa estava a trabalhar para restaurar o serviço e negou relatos de que havia perdido o código-fonte do site.

Rutube

Nesse mesmo dia, a comunicação social ucraniana também noticiou, com fotos, uma invasão dos sistemas de transmissão dos canais de televisão russos MTS, NTV-Plus, Rostelecom e Winx para mostrar a mensagem "O sangue de milhares de ucranianos e centenas dos vossos filhos mortos está nas vossas mãos. A televisão e as autoridades mentem. Não à guerra” .

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.