Rússia multa a Google com um valor recorde

Rússia multa a Google com um valor recorde

25 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Rússia aplicou uma multa à Google, por um valor nunca antes imposto por lá: 7,2 biliões de Rublos, que é sensivelmente 87 milhões de euros. A multa foi aplicada porque o gigante das pesquisas removeu conteúdo considerado proibido, naquele mercado.

Ou seja, as autoridades russas continuam a aumentar o controlo sobre a Internet. Eles regularmente sancionam grandes empresas digitais, especialmente estrangeiras, acusadas de não apagarem conteúdo que suporta drogas, suicídio e ligadas à oposição. A multa equivalente a 87 milhões de euros que a Google recebeu é, no entanto, inédita no seu valor. Numa nota, a assessoria de imprensa dos tribunais de Moscovo indicou que a gigante das pesquisas foi condenado por reincidência porque não removeu conteúdo considerado ilegal das suas plataformas. O tribunal não especificou qual era o conteúdo. “Vamos estudar os autos e depois decidir sobre as medidas a serem adoptadas”, respondeu a Google, sem maiores detalhes.

Essa multa russa para a Google pode ser seguida por outra contra a Meta (controladora do Facebook), outro peso pesado digital, julgada pelo mesmo tribunal de Moscovo. Em Outubro, o regulador das telecomunicações da Rússia, Roskomnadzor, ameaçou a Meta com multas de 5% a 10% da facturação anual de sua subsidiária na Rússia, ou seja, centenas de milhões de euros.

Rússia

Rússia multa a Google em 87 milhões de euros

Além da pressão por multas, as autoridades ameaçaram prender funcionários da Apple, e da Google, na Rússia se eles não cooperassem. Em Setembro, pouco antes das eleições gerais, a Rússia conseguiu dessa forma obrigar essas duas empresas, acusadas de interferência eleitoral, a retirarem da App Store e da Play Store da Rússia o pedido do oponente preso Alexeï Navalny.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.