Rússia limita acesso ao Facebook acusando-o de censura

Rússia limita acesso ao Facebook acusando-o de censura

26 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Cortado o acesso ao Facebook na Rússia

A piada faz-se sozinha, mas o governo da Rússia decidiu limitar o acesso ao Facebook, enquanto a guerra continua na Ucrânia. Roskomnadzor, a autoridade das comunicações russas, tomou ontem a decisão, acusando a rede social de censurar a comunicação social local e violar os direitos humanos e os cidadãos russos.

“Segundo a decisão do Procurador-Geral no que diz respeito à rede social Facebook, a partir de 25 de Fevereiro, a Roskomnadzor adopta medidas para limitar o seu acesso” ,indicou a agência, sem especificar a natureza das limitações.

O regulador russo acusa a gigante americana de ter restringido as contas oficiais do canal russo Zvezda, ligado ao Ministério da Defesa, à agência de notícias pública Ria Novosti e aos meios online russos Lenta.ru e Gazeta.ru.

“Roskomnadzor pediu à administração da Meta que suspendesse as restrições impostas pelo Facebook à comunicação social russa e explicasse o motivo da sua imposição. Os pedidos foram ignorados pelos donos da rede social”, continuou.

Roskomnadzor também afirmou ter observado 23 casos de censura contra a comunicação social russa e recursos da Internet pela rede social desde Outubro de 2020.

“O Ministério Público, em consulta com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, decidiu reconhecer o Facebook como uma rede social envolvida na violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como dos direitos e liberdades dos cidadãos russos”, continua o regulador.

Facebook

A medida ocorre quando a Rússia causou uma grande crise geopolítica ao invadir a Ucrânia na manhã de quinta-feira. Também faz parte de uma série de medidas tomadas contra as principais redes sociais pelas autoridades russas nos últimos anos, muitas vezes com o objectivo de proteger menores e combater o extremismo.

Plataformas como Facebook, YouTube, TikTok ou Twitter foram condenados a várias multas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.