Rússia decide bloquear o acesso ao Google Notícias

Rússia decide bloquear o acesso ao Google Notícias

24 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Google Notícias deixa de estar disponível na Rússia

O governo Russo vai fazer tudo o que tiver ao seu alcance para não manter informados os habitantes da Rússia. O mais recente passo do Kremlin foi o bloqueio ao Google Noticias, que desde hoje deixa de estar disponível.

Mais uma vez Roskomnadzor tomou a decisão de bloquear o Google Noticias na Rússia. O regulador russo acredita que a plataforma transmite muitas falsas informações sobre a guerra na Ucrânia:

“O mencionado recurso de informação da Internet americana forneceu acesso a inúmeras publicações e documentos contendo informações não confiáveis, ​​e publicamente importantes, sobre a condução da operação militar especial na Ucrânia”, disse Roskomnadzor num comunicado.

Desde o início da intervenção russa na Ucrânia, o governo russo fortaleceu consideravelmente o controlo das informações divulgadas na Internet. Muitos meios de comunicação russos e estrangeiros, incluindo a BBC, foi negado o acesso, e o mesmo é válido para o Facebook e Instagram, que foram declarados como “extremistas” por um tribunal de Moscovo e que estão bloqueados. O Twitter também está a passar por um bloqueio no país.

Google Notícias

Na semana passada, Roskomnadzor acusou a Google, e o seu serviço de vídeo do YouTube, de actividades “terroristas”, o primeiro passo para um possível bloqueio. Ao mesmo tempo, as autoridades introduziram dois novos crimes no início de Março: um pela divulgação de informações desacreditando o exército russo e outro pela divulgação de falsas informações sobre as tropas russas. Este último delito acarreta penas de até 15 anos de prisão e é uma preocupação especial para os opositores e a comunicação social independente, que temem ser processados ​​por qualquer denúncia da ofensiva.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.