Rússia anuncia o abandono da ISS em 2024

Rússia anuncia o abandono da ISS em 2024

28 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Finalmente, Yuri Borissov mostra-se tão intransigente como o ex-chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin (menos as explosões públicas). O novo director da agência espacial russa acaba de anunciar que a Rússia vai-se desligar completamente da Estação Espacial Internacional, ISS, no decorrer de 2024.

Este "abandono" russo da ISS foi brandido várias vezes como uma ameaça por Rogozin, mas agora parece que as autoridades russas realmente precisam ser levadas a sério (a Europa sabe disso muito bem após a paralisação do fornecimento de gás russo).

Este anúncio brutal ainda deixa alguns pontos em suspenso, sabendo que Roscomos não transmitiu o comunicado de imprensa de Borissov às agências espaciais internacionais (NASA, ESA, JAXA, etc.).

A NASA confirma por sua vez a ausência de comunicação oficial, o que ainda deixa um pouco de espaço para a hipótese de ser bluf. Vários observadores, incluindo o astronauta Scott Kelly, estão bastante céticos sobre a retirada russa da ISS, mas novamente, a interrupção nas entregas de gás russo para a Europa é um macaco que a Rússia tem cada vez menos tendência a deixar ir.

ISS

Russos abandonam o ISS

Se a retirada russa for confirmada, a NASA já disse que está pronta para substituir a Roscomos para manter a ISS em órbita.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.