RTD2893: o processador da Realtek para TV’s, TV Box e mais
22 Junho, 2019A Realtek anunciou ontem o RTD2893, um processador projectado especificamente para televisores 8K (como o Samsung Q950Rs e Sony ZG9s ), aquelas com uma resolução de 7680 x 4320 pixeis.
Este chip é capaz de lidar com processamento de sinal de vídeo e decodificação de filmes em HEVC , VP9 e AV1. A Realtek declara suporte para todos os formatos HDR, já que conta com a capacidade de gerir HDR10, HDR10 +, HLG e Dolby Vision. O RTS2893 pode aplicar redução de ruído e filtros que aumentam o nível de detalhe, uma função útil ao exibir sinais de baixa resolução.
A nível da interface, há suporte para USB 3.0 e PCIe, além do HDMI 2.1. O SoC é equipado com RAM DDR integrada e isso leva a não ter que recorrer à memória externa, com uma economia direta em termos de volume para o circuito impresso.
A solução Realtek também é adequada para conversores e reprodutores de multimédia capazes de lidar com sinais de 8K e possibilitará o desenvolvimento de dispositivos ecossistêmicos de altíssima resolução.
As fabricantes poderão contar com uma base predefinida capaz de realizar todas as operações necessárias sem ter que desenvolver chips proprietários. Como tal, espera-se que no decorrer dos próximos meses, surjam no mercados diversas TV’s com este processador.
Sandro Sotto
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.
Boa tarde!
Eu quero saber se, em se tratando de SoCs de “baixo” custo, qual possui melhor resultado, Mediatek ou, Realtek?