Rovio (Angry Birds) passa para as mãos da Sega
10 Agosto, 2023No passado mês de abril revelamos aqui que a Sega estava a tentar adquirir a Rovio, o estúdio por trás do famoso jogo Angry Birds. Quatro meses dois os acionistas da Rovio dão luz verde para o processo de aquisição.
A oferta da Sega, que avalia a Rovio em mais de 700 milhões de euros, foi aprovada quase por unanimidade, por 96,3% dos acionistas para ser mais exato, e essa informação foi disponibilizada num comunicado oficial onde afirma que “estão reunidas todas as condições e as duas partes podem agora concretizar a aquisição”.
Esta operação marca o fim da independência do setor de videojogos na Finlândia, que teve o seu auge em 2009 com o lançamento, num mercado global altamente competitivo, da famosa franquia Angry Birds em smartphones e tablets. Para a Sega, esta aquisição na Europa faz parte de uma estratégia de crescimento de longo prazo no mercado de videojogos em plataformas moveis, explicou o CEO do grupo japonês Haruki Satomi quando em abril anunciou o projeto de aquisição.
Rovio pronta para ser adquirida pela Sega
Em 2016, o filme Angry Birds, produzido pela Sony, foi um sucesso mundial e gerou cerca de 469 milhões de dólares em receita. A Rovio também possui vários parques temáticos do Angry Birds em todo o mundo e detém os direitos de todas as publicações derivadas, lançadas numa dúzia de idiomas. Mas o grupo permaneceu prisioneiro do seu sucesso com Angry Birds, sem conseguir encontrar outro jogo estrela. Em 2022, o grupo finlandês, que emprega 500 pessoas, alcançou um volume de negócios de 469 milhões, e um lucro líquido de 46,3 milhões.
Esta operação faz parte de uma vasta reestruturação global de um setor muito lucrativo, avaliado em várias centenas de biliões de dólares.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.