Rotas Ecológicas do Google Maps chegam finalmente a Portugal

Rotas Ecológicas do Google Maps chegam finalmente a Portugal

8 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Google Maps já havia iniciado as suas "rotas ecológicas" em diversos países, e agora empresa anuncia que está a expandir esse novo recurso para cerca de 40 países, incluindo Portugal. E para quem não sabe do que se trata, as Rotas Ecológicas recomenda rotas que não são necessariamente as mais rápidas, mas têm potencial para manter o consumo de combustível relativamente baixo.

Além do comprimento da rota, a função também inclui outros factores, como a inclinação da estrada e os engarrafamentos no cálculo. O Google Maps mostra a rota mais eficiente em termos de combustível, desde que tenha aproximadamente a mesma hora de chegada que a rota mais rápida. Se a economia de combustível for muito pequena, ou o tempo de viagem for significativamente maior, os utilizadores poderão ver quanto combustível pode ser economizado em cada rota.

Infelizmente, na sua nova publicação, a Google não detalha exactamente quais são os outros países europeus que poderão aproveitar esta função com efeito imediato, mas garantidamente Portugal é um deles, já que recebemos a informação oficial por parte da empresa.

Alem disso, a Google não está apenas a lançar as rotas ecológicas, mas também anunciou a gama de funções : "Nas próximas semanas", eles querem permitir que os utilizadores do Google Maps informem o tipo de veículo que conduzem, gasolina, diesel, Híbrido ou eléctrico. Porque isso também desempenha um papel fundamental na selecção da rota mais ecológica. Por exemplo, os motores a diesel são relativamente eficientes em altas velocidades, enquanto os veículos híbridos, ou eléctricos, têm vantagens sobre outros tipos de tracção no trânsito de pára-arranca.

Rotas Ecológicas

Rotas Ecológicas já disponível em Portugal

A Google está a destacar essa função como nova e que está apenas a ser distribuída, mas na verdade já pode ser utilizada em alguns países, como na Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Isso significa que o recurso será lançado mais tarde em alguns países onde a navegação verde está apenas a começar.

De qualquer forma, com esta opção, a Google desejar revelar algumas recomendações de rota que seriam melhores para si, e para o seu veículo. Isso foi implementado graças aos dados do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e da Agência Europeia do Meio Ambiente.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.