ROG Ally 2 chega em breve com chip AMD Zen5

ROG Ally 2 chega em breve com chip AMD Zen5

27 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A ROG Ally 2 chegará em 2024. A confirmação da chegada da segunda versão da poderosa consola portátil da ASUS foi feita pela própria empresa através de Arnold Su, vice-presidente da ASUS Índia que, numa recente entrevista concedida à Techlusive, confirmou a chegada da nova consola ainda este ano.

Depois do sucesso da ROG Ally, anunciada no ano passado, as expectativas do público e dos profissionais são muito elevadas, motivo que deve levar a empresa a propor um importante salto geracional em termos de desempenho, ao mesmo tempo que abraça sempre a plataforma Windows.

Mas como será a ASUS ROG Ally 2?

De momento a empresa não deixou fugir qualquer detalhe técnico específico, no entanto, dada a concorrência cada vez mais feroz neste sector, esperamos que a ASUS utilize a mais recente plataforma móvel AMD disponível, tal como vimos na primeira versão.

Segundo Arnold Su, que no entanto não forneceu nenhuma informação técnica sobre o ROG Ally 2, as vendas da primeira geração do consola correram muito bem, basta pensar que 70 mil unidades foram vendidas só na Índia. Não temos dados sobre vendas nos mercados dos EUA ou Europa, mas se somarmos a este sucesso de vendas a pressão dos concorrentes, incluindo os de Taiwan, como a MSI com o muito recente MSI Claw anunciado na CES 2024, os ingredientes para uma atualização substancial do departamento de hardware parece estar lá.

Enquanto se espera que a ASUS decida partilhar alguns dados preliminares sobre a consola, ou pelo menos sobre a arquitectura do SoC utilizado, o momento do lançamento do ROG Ally 2 coincide com o que poderá ser a chegada ao mercado do próximo da plataforma móvel de geração Strix Point, da AMD. Se a ASUS se concentrar nos próximas APUs AMD, o que é altamente provável, isso significa que o ROG Ally 2 poderá contar com o poder, e a eficiência, da arquitetura AMD Zen5.

AMD Strix Point é um APU de 12 núcleos credenciado com uma abordagem híbrida, no estilo Intel. A bordo estarão quatro núcleos Zen5 e oito núcleos Zen5c, com as mesmas instruções e desempenho, mas com frequências diferentes. Mas isso não é tudo, a próxima geração de APUs Strix Point também contará com gráficos integrados Radeon Mobile mais poderosos; este chip gráfico utilizará não apenas a arquitetura RDNA3.5, mais potente que o atual RDNA3 da Radeon 700M, mas também um maior número de Unidades de Computação (há rumores de que passarão de 12 para 16).

ROG Ally 2

No papel, o ASUS ROG Ally 2 tem um potencial enorme, principalmente se pensarmos que o resto dos componentes também serão atualizados, desde o departamento de RAM, passando pelo ecrã e tudo relacionado ao design, dissipação e construção. Uma coisa é certa, a próxima consola ROG terá como foco acima de tudo os jogos e também poderá trazer novidades na parte de software para melhorar ainda mais a experiência de jogo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.