Rockstar vende versões pirata dos seus próprios jogos

Rockstar vende versões pirata dos seus próprios jogos

10 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A história tem tanto de irónica como de engraçada, mas enquanto que a Rockstar condena a pirataria em torno dos seus jogos, a verdade é que o estúdio foi apanhado a vender versões crackadas dos seus próprios jogos na Steam.

A história é contada por Vadim M, um criador de conteúdos do YouTube, que revela ter notado uma crescente contestação, e de reclamações, de jogadores que não conseguiam mais aproveitar o seu jogo Manhunt, mesmo após o mesmo sido comprado legalmente no Steam.

O título de 2008 foi lançado perfeitamente até que os jogadores encontrassem portas fechadas, sofressem acidentes ou caíssem no chão. Bugs estranhos que não foram corrigidos pela Rockstar apesar de vários alertas… E por boas razões, estes são na realidade vestígios de medidas antipirataria destinadas a sancionar jogadores que não compraram o jogo legalmente…

No entanto, são de facto os jogos comprados no Steam que têm sido alvo destes problemas, então como explicar isso? Bem, analisando os ficheiros do jogo, podemos identificar a assinatura do grupo de hackers Razor 1911. É muito simplesmente no executável da raiz do jogo que podemos ver a menção do grupo… Assinatura idêntica em Max Payne 2 e Midnight Club II…

Rockstar vende cópias pirata do Manhunt

Ou seja, a Rockstar simplesmente pegou nas versões piratas dos seus próprios jogos e lançou-os no Steam, sem realmente se preocupar com isso… Mas por quê? Bem, simplesmente para contornar os seus próprios módulos de proteção que apresentavam problemas de compatibilidade, e desempenho.

Não é incomum ver editores praticarem esta situação, seja entregando uma versão sem proteção alguns meses após o lançamento do jogo porque o DRM prejudica muito o seu desempenho, ou entregando uma versão pirata ,como a Ubisoft fez com o Rainbow Six Vegas 2…

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.