Confirmado: Roaming gratuito na União Europeia durante (pelo menos) mais 10 anos

Confirmado: Roaming gratuito na União Europeia durante (pelo menos) mais 10 anos

4 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Roaming continuará gratuito até 2023

Boas notícias para aqueles que vivem na Europa e que precisam de atravessar fronteiras. Depois do Parlamento Europeu, o Conselho da UE aprovou hoje a prorrogação do regime de roaming a preços domésticos até 2032.

Isso significa que os cidadãos poderão fazer chamadas, enviar mensagens de texto e navegar na Internet sem custo adicional, mesmo depois que o actual regulamento expirar a 30 de Junho de 2022.

Segundo o Conselho da UE, o Regulamento Roaming revisto irá ajustar os preços grossistas máximos para garantir que a prestação de serviços de roaming retalhista a preços domésticos seja uma solução viável para os operadores em toda a UE. É claro que um regulamento permanece em vigor: o regulamento sobre uso razoável, que se destina a impedir o roaming permanente, será mantido.

Roaming

A Comissão pode propor alterações após uma análise exaustiva do mercado e uma avaliação adequada do possível impacto. Mas acho que nada vai mudar por lá, são muito tentadores para alguns preços na UE. Após ser assinado pelos Presidentes do Parlamento Europeu, e pelo Presidente do Conselho, será publicado no Jornal Oficial da União Europeia e entrará em vigor em 1 de Julho de 2022.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.