Revelados os primeiros novos recursos do Android 13 “Tiramisu”
24 Dezembro, 2021Numa altura em que o Android 12 ainda está numa percentagem muito baixa de equipamentos, o pessoal do XDA Developers meteu as suas mãos naquela que é uma primeira versão do Android 13, que conta com o nome de código “Tiramisu“.
Obviamente esta primeira versão do Android 13 está muito incompleta, e longe de sequer ser utilizável num smartphone, mas já nos permite ter um primeiro olhar sobre o que a Google irá disponibilizar de novo.
Uma das mudanças mais importantes para os utilizadores, que podem ser vistas nesta primeira versão, é a possibilidade do Android 13 definir diferentes idiomas para as diferentes aplicações do seu equipamento. Uma configuração de “Idioma da aplicação” permite definir o idioma de cada aplicação individualmente. Assim, quem desejar poderá ter por exemplo, uma aplicação em Português, e as restantes em inglês, ou outro qualquer idioma. Actualmente, as aplicações utilizam a linguagem padrão dos equipamentos, e não pode ser mudado.
Android 13 começa a ser revelado
Outro recurso chegará com a capacidade de alterar o relógio do ecrã de bloqueio. Esse recurso permite que force o relógio do ecrã de bloqueio a aparecer numa única linha o tempo todo, em vez de alternar para um layout de duas linhas, como é o caso do Android 12, quando não há notificação. Aliás, a novidade também poderá estrear no Android 12L, que actualmente está em fase beta.
A Google também planeia oferecer aos utilizadores uma nova permissão para aceitar, ou recusar, notificações de aplicações. Actualmente, as notificações são activadas automaticamente e cabe aos utilizadores aceder às definições para as desactivar. O novo comportamento será semelhante aquele que já é visto no iOS.
Último ponto, a interface. Quase não há mudanças, tudo parece com o Android 12, pelo menos para já. No entanto, não nos podemos esquecer que estamos numa fase muito inicial, e muito mudará até à chegada da primeira versão beta.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.