Revelados os primeiros detalhes sobre o próximo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

Revelados os primeiros detalhes sobre o próximo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

24 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois do Snapdragon 8 Gen 2 que já está em dezenas de equipamentos das mais variadas marcas, é natural que a Qualcomm já esteja a trabalhar no Snapdragon 8 Gen 3. Agora, o leakster Kuba Wojciechowski utilizou a sua conta na rede social Twitter quais devem ser as principais características desse novo chip.

O novo processador topo de gama da Qualcomm deve contar com uma configuração 2+3+2+1, com núcleos de última geração da ARM e um GPU Adreno 750. O código de produto do Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 é SM8650 enquanto o nome de código deve ser Lanai, ou Pineapple, e o lançamento deste CPU deve estar agendado para a parte final de 2023.

Quanto à configuração, estes são os detalhes divulgados pelo leakster:

  • 2x Arm codinome Hayes (A5xx) núcleos “silver”
  • 3x Arm codinome Hunter (A7xx) núcleos “gold”
  • 2x Arm codinome Hunter (A7xx) núcleos de “titânio”
  • 1x Arm codinome Hunter ELP (Xn) núcleo “gold+”

Esta é a primeira vez que a Qualcomm apresenta um núcleo “titânio” e de momento não está claro em quais aspetos ele pode ser diferenciado do “Gold” (talvez apenas para o clock).

Snapdragon 8 Gen 3 vai contar com a configuração 2+3+2+1

O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 também será um CPU apenas de 64 bits, pois não suporta arquitetura de 32 bits e será baseado no kernel Linux 6.1 com Android 14. Finalmente, no que diz respeito ao GPU Adreno 750, de momento a frequência máxima está definida em 770 MHz, mas pode haver algumas mudanças antes do seu lançamento.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.