Revelados novos detalhes do DDR5, a próxima geração de memoria RAM

Revelados novos detalhes do DDR5, a próxima geração de memoria RAM

16 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

A memoria RAM DDR5 estará pronta para chegar aos nossos PCs já no ano de 2021. Até então, o JEDEC (Conselho Conjunto de Engenharia de Dispositivos Electrónicos), responsável pelo padrão para a próxima geração de RAM, acabou de fornecer novos detalhes sobre as especificações técnicas do DDR5.

Com base no que foi revelado, a sua velocidade deve chegar aos 4,8 GB/s, contra 3,2 GB/s que está presente no DDR4, enquanto a largura de banda atingirá um pico de 6,4 GB/s  (isso seria apenas um limite). A arquitetura de 16 bits favoreceria esse salto no desempenho, assim como o suporte a dois canais de 32/40 bits por faixa (em vez de 64/80 bits).

Memória RAM DDR5 chega já em 2021

Também será possível encontrar módulos de RAM de 128GB DDR5, que teoricamente abrem caminho para computadores equipados com centenas de GB de RAM. Por último, mas não menos importante, a RAM DDR5 seria muito mais eficiente em termos energéticos, já que o seu regulador de tensão seria directamente integrado no DIMM e não na motherboard.

As primeiros módulos DDR5 devem chegar já em 2021 pelas mãos da Micron, Samsung e da SK Hynix e, a priori, todos os principais fabricantes de processadores devem adoptar rapidamente esse padrão.

Nas próximas semanas deveremos ter uma palavra das fabricantes sobre este tipo de memória.

 

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.