Return to Monkey Island poderá não ser aquilo que está à espera

Return to Monkey Island poderá não ser aquilo que está à espera

9 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Return to Monkey Island será o que o seu criador sempre quis fazer

Sensivelmente um mês após ter sido anunciado, o Return to Monkey Island deverá marcar o regresso de uma franquia de culto muito adorada pelos jogadores. Mais de uma década depois de Tales of Monkey Island, o point-and-click da LucasArts está de volta em 2022, e sob a batuta do seu criador Ron Gilbert.

Diga-se de passagem, que Return to Monkey Island já promete prestar uma bela homenagem à franquia original. A começar pela dobragem do jogo, que marcará o retorno da voz original de Guybrush Threepwood. Não sabemos por enquanto se Paolo Domingo, que emprestou a sua voz ao pirata em VF, também estará lá, mas o jogo também poderá contar com os compositores dos jogos originais, Clint Bajakian, Michael Land e Peter McConnel, na origem da banda sonora da série.

Em termos de gráficos, no entanto, Return to Monkey Island está a passar por uma grande reformulação. Desaparecem os “montes” de pixeis, e o jogo deve beneficiar de um estilo totalmente novo. Finalmente autorizado a oferecer uma sequência para o seu trabalho no jogo, o criador explicou numa publicação no seu blog:

“Return to Monkey Island pode não ser o estilo de arte que você queria ou esperava, mas é o estilo de arte que eu queria”.

Suportado por “uma equipa incrível de artistas, animadores, designers de som, programadores e testadores que investiram as suas almas neste jogo”, o criador de Monkey Island pretende recuperar o controlo de sua criação. Depois de anos de batalha contra a Disney, que se recusou a ceder os direitos da licença da LucasArts sem, no entanto, querer explorá-la, Gilbert agradeceu à gigante americana pela confiança:

“Quando comecei este jogo, o meu maior medo era que a Disney não deixasse que eu fizesse o jogo que eu queria fazer, mas eles foram maravilhosos a trabalhar com eles”, e agora planeiam fazer as coisas à sua maneira.

Tales of Monkey Island

Se o criador de Monkey Island disse estar “triste” com os muitos comentários críticos sobre a nova direcção artística da licença, deveria, portanto, manter o rumo, prometendo aos jogadores o retorno que esperavam : “Não quero pressionar-me com pressão para tentar fazer o jogo que vocês querem que eu faça. (…) Se me deixar fazer as coisas, vai adorar o jogo. Eu prometo”.

Previsto para chegar este ano, Return to Monkey Island já promete reacender a chama da pirataria entre os fãs do género. O jogo deve começar num parque de diversões, e passar-se logo após os eventos de Monkey Island 2: LeChuck’s Revenge.

Se quiser assistir ao seu teaser de lançamento, basta aceder aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.