Já reparou que a maioria dos novos Flagship Android são Single SIM?

Já reparou que a maioria dos novos Flagship Android são Single SIM?

10 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Não reparou nesse “pequeno” detalhe? Sim é verdade, a grande maioria dos smartphones que estão a ser anunciados com o mais poderoso processador da Qualcomm, o Snapdragon 865, são dispositivos Single SIM e não Dual SIM como acontecia até agora.

Dual SIM e 5G não são possíveis em conjunto no Snapdragon 865

Pois pode não ter reparado, mas a verdade é que isso está mesmo a acontecer, até com marcas que habitualmente o seu topo de gama é Dual SIM. Por exemplo, o novo Xiaomi Mi 10 Pro, não é um dispositivo Dual SIM, e isso significa que não poderá utilizar dois cartões de operadora (prova aqui). Quer outro exemplo? O OPPO Find X2 Pro (prova aqui) também ele é um flagship Android mas Single SIM. E podia mostrar aqui muitos outros equipamentos nessa situação. O motivo? É o próprio Qualcomm Snapdragon 865, que conta com uma “dificuldade técnica” que não permite o acesso às redes 5G, quando são utilizados 2 cartões SIM no smartphone. Se a fabricante disponibilizar uma slot para dois cartões nesses equipamentos, e se o utilizador utilizar os 2, o smartphone não é capaz de se ligar às redes 5G, apenas consegue fazer o Dual 4G.

Dual SIM Snapdragon 865

Referencia Single SIM do Xiaomi Mi 10 Pro

Já o mais recente Exynos 990, da Samsung, permite a utilização do Dual SIM, em que somente um deles usa o 5G, e o outro fica com o acesso ao 4G. Situação muito semelhante no Kirin 990, da Huawei.

A Qualcomm ainda não explicou os motivos pelo qual isso acontece, mas segundo é relatado, o problema pode ser resolvido através de uma actualização de firmware que deverá lançada em Maio. Isso significa, que actualmente, não é possível utilizar um dispositivo com Snapdragon 865, e com uma ligação 5G activa, se tiver dois cartões SIM no dispositivo, já que isso fará com que o smartphone mude automaticamente os cartões para as redes 4G.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.